HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
09 out 2024 - 12:45
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Caramuru anuncia R$ 2,235 bi em investimentos após lei do Combustível do Futuro

A Caramuru Alimentos anunciou nesta terça-feira (8) um pacote de investimentos de R$ 2,235 bilhões em seis áreas estratégicas do setor de bioenergia. O anúncio ocorreu no mesmo dia da sanção da Lei do Combustível do Futuro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estabelece programas de incentivo a combustíveis verdes.


Os investimentos da empresa, que completa 60 anos em 2024, incluem a construção de uma planta de Proteína Concentrada de Soja (SPC) em Itumbiara (GO), com capacidade para 100 mil toneladas anuais de SPC e 40 mil toneladas de melaço. Em Miritituba (PA), será construído um terminal rodo-hidroviário em parceria com a Três Tentos Agroindustrial para o escoamento de grãos e biocombustíveis de Mato Grosso. A Caramuru também ampliará sua capacidade de processamento de soja em Ipameri (GO), de 450 mil para 900 mil toneladas anuais, visando à autossuficiência em óleo para a produção local de biodiesel. Em Sorriso (MT), uma nova planta produzirá 40 mil toneladas anuais de glicerina farmacêutica bidestilada.


O plano prevê, ainda, uma planta de etanol de milho em Nova Ubiratã (MT), em parceria com a Biocen, que processará 600 mil toneladas de milho por ano, resultando na produção de 280 milhões de litros de etanol e 175 mil toneladas de DDG para nutrição animal. A unidade será autossuficiente em energia elétrica. No Porto de Santana (AP), será instalado um sistema de carregamento com capacidade para 1.500 toneladas por hora, otimizando as exportações.


O diretor-presidente da Caramuru, Júlio Costa, afirma que os investimentos refletem o compromisso da empresa com energia limpa e renovável. “A bioenergia é o futuro não apenas do Brasil, mas de toda a matriz energética global”, disse em nota. A Caramuru tem presença em seis estados. Sua capacidade anual inclui o processamento de 2 milhões de toneladas de soja, 230 mil toneladas de refino de óleos, 470 mil toneladas de milho e mais de 550 milhões de litros de biodiesel.


 


Fonte: Agro Estadão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01 nov 2024

Aprobio: Viabilidade técnica não pode comprometer progressão do biodiesel

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

Combustível do Futuro: MME promove debate sobre evolução das misturas de etanol e biodiesel

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

Aprovado na Câmara projeto que inclui produtores independentes no RenovaBio

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

As recomendações da "força-tarefa" de empresários para fazer a transição para a economia verde

+
SAIBA MAIS
01 nov 2024

Combustíveis fósseis recebem 82% dos subsídios do governo para energia

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO