HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
28 abr 2021 - 08:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cadeia de biocombustíveis no Brasil tem adicional de R$ 700 milhões em 2020

Adotada pelas usinas do RenovaBio, programa de biocombustíveis do governo federal, a RenovaCalc apresentou resultados expressivos, consolidando do mercado de carbono no Brasil em 2020.


O montante de negócios com o tipo de título somente no ano passado ultrapassou os 14 milhões de CBios comercializados, gerando uma receita adicional de quase R$ 700 milhões na cadeia de biocombustíveis no Brasil, segundo a Embrapa.


O RenovaBio é uma política federal que visa estimular a expansão da produção de biocombustíveis no País em formatos mais sustentáveis. Na prática, cria e ordena o acesso a uma condição singular de mercado aos biocombustíveis com menor intensidade de carbono.


A diferença dos índices de intensidade de carbono entre o biocombustível e o seu equivalente fóssil – etanol/gasolina ou biodiesel/diesel – é a rota de acesso aos CBios, passíveis de serem negociados na bolsa de valores.


A RenovaCalc surgiu de uma proposta metodológica de cálculo da intensidade de carbono de biocombustíveis para o então nascente Programa RenovaBio.


Na prática, funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção pelas usinas de biocombustíveis, onde estas deverão detalhar aspectos agrícolas e industriais de seus processos produtivos que resultam na emissão de carbono.


Para Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, os resultados obtidos pela RenovaCalc estão em perfeita consonância com a responsabilidade social da Embrapa.


Ele lembra que é uma tecnologia que foi construída com baixo aporte de recursos financeiros diretos, mas utilizando muito conhecimento acumulado pelas equipes técnicas em anos de pesquisa.


“Quando consideramos o investimento direto, vemos que a RenovaCalc teve uma taxa interna de retorno de mais de 400% em 2020. além do retorno financeiro, é importante frisar o retorno ambiental, com quase 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa evitados”, explica.


O especialista reforça o o quanto vale a pena investir em ciência e tecnologia.


Fonte: Money Times

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO