HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
18 jul 2023 - 22:18
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Bumba Meu Bio: programação vai debater agricultura familiar no setor do biodiesel

O Seminário Bumba Meu Bio traz para Alagoas a discussão sobre a participação da agricultura familiar perante a matriz energética brasileira através do fornecimento de matéria-prima para empresas produtoras de biocombustíveis e integrantes do Selo Biocombustível Social (SBS). O evento, que está sendo promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), será realizado nos dias 27 e 28 de julho, no auditório do Sebrae-AL.


A programação vai discutir o setor no âmbito nacional, e em especial expondo atividades e pensamentos das cooperativas da agricultura familiar, representantes do Ministério de Minas e Energia, gestores do governo federal e Instituições que representam as empresas produtoras de Diesel e Biodiesel, a exemplo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).


O evento, segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, terá seu ponto de partida, na abertura, com a palestra de apresentação do Programa Selo Combustível Social (SBS), uma atividade que atua desde 2004 e que confere o "Selo" às empresas produtoras que adquirem a matéria-prima da agricultura familiar. Produtores de biodiesel que compram matéria-prima dos agricultores familiares recebem o Selo e têm redução em alíquotas de impostos


Antonino explica que o Bumba Meu Bio também vai explorar a disseminação da atividade do SBS nas regiões Norte, Nordeste e do Semiárido brasileiro.


“O seminário nasceu justamente com esse referencial de mobilização e ampliação dessa atividade que vem ajudando ao produtor estruturar sua produção e elevar a renda. Além disso contribui para a manutenção e dinamização da matriz energética brasileira a partir do aumento da demanda do biodiesel após a aprovação da mistura do biodiesel ao diesel em 12%”, explicou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.


Ao longo do evento, os participantes também vão poder conferir cases de sucesso, painéis e uma roda discussão sobre “a relação das indústrias do biodiesel e o SBS”; “O Selo como estratégia para o combate a insegurança alimentar”; O SBS e a integração com outras políticas públicas”. O evento será encerrado, na sexta-feira, 28, com a construção da “Carta Maceió” avalizando as propostas para o aperfeiçoamento do Selo para os agricultores familiares.


Fonte: Jornal de Alagoas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14 jun 2024

Comissão de Transições Energéticas afirma que os países podem triplicar a ambição climática até a COP30

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

Empresas brasileiras se instalam nos EUA para aproveitar incentivos à energia limpa

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

Primeiras operações logísticas e agrícolas com uso de Biodiesel 100% mostram o potencial dos combustíveis verdes no Brasil

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

Alexandre Silveira reforça papel mundial do Brasil na transição energética

+
SAIBA MAIS
14 jun 2024

G20 é oportunidade para mudar visão sobre América Latina, dizem líderes

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO