HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 jun 2022 - 17:18
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

BSBIOS e Embrapa desenvolverão cereais de inverno para produção de etanol

O Brasil pode ganhar novas fontes de combustíveis vegetais nos próximos anos. Nesta terça-feira (28), durante a realização do Fórum Nacional do Trigo 2022, em Brasília, a BSBIOS e a Embrapa Trigo assinaram uma Ata de Intenções de Cooperação Técnico Científica com o objetivo de firmar compromisso para o desenvolvimento de cultivares de trigo e triticale aptos a produção de etanol. Os cereais serão matérias-primas que terão como destino o projeto BSBIOS Etanol, que será implantado em Passo Fundo (RS).


O documento possibilita a promoção de ações a serem desenvolvidas entre as empresas, como forma de auxiliar diretamente na ampliação das áreas de cultivo com trigo e triticale. A ata foi firmada pelo presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, pelo presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, e pelo chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.


Battistella destacou que esse é um novo mercado que está sendo aberto aos produtores de trigo e triticale. “É uma oportunidade viável de renda para a cultura de cereais de inverno. Por isso, neste momento, é fundamental o apoio da pesquisa para apoiar e guiar os produtores,”, ressaltou o empresário, enfatizando que a iniciativa também representará um incremento na oferta de farelo para as cadeias produtivas de proteínas animais.


A Embrapa Trigo é um centro de pesquisa reconhecido nacionalmente, localizado em Passo Fundo, mesmo município onde o projeto da BSBIOS será implementado. A partir de trabalhos de melhoramento genético com trigo e triticale, bem como diferentes pesquisas em áreas que envolvem os manejos das culturas, a organização se configura como um grande centro de pesquisa que contribuirá diretamente com a consolidação de tecnologias e de ações de campo, a fim de ajudar produtores, cerealistas e cooperativas a produzirem cereais para a nova fábrica de etanol.


Novos mercados para os cereais


“O produtor precisa obter renda com o trigo para produzi-lo em maior quantidade,”, assinalou Lemainski. “Novos mercados para os cereais de inverno, destinados à produção de etanol amiláceo, proporcionam a ele maior segurança para investir na triticultura com garantia de liquidez para os grãos,”, pontuou o chefe-geral da Embrapa Trigo.


Estão sendo analisadas diferentes linhas de trabalho, como pesquisa para identificação de novas variedades de trigo e triticale com maior aptidão para a produção de etanol (com maior teor de amido), realização de eventos técnicos e capacitação de profissionais da área técnica das cooperativas e cerealistas, além da realização de dias de campo para divulgação de tecnologias.


“O compromisso da BSBIOS é sempre levar oportunidades aos produtores da região, com os quais trabalha diretamente ou em parceria com cooperativas e cerealistas, e a possibilidade de utilização de trigo e triticale para produção de etanol se consolidará na região, fortalecendo a cadeia produtiva na produção de grãos no período do inverno, gerando liquidez à produção e fortalecendo o agronegócio e a economia regional e nacional,” ressaltou Battistella.


Unidade de produção de etanol 


Prevista para operar em duas fases, com processamento de 750 toneladas/dia de cereais em 2024 e de 1.500 toneladas/dia, em 2027, o projeto totaliza um investimento de R$ 556 milhões no período. O empreendimento deve representar um incremento de R$ 1,3 bilhão em faturamento anual para o ECB Group e vai gerar 143 novos empregos diretos e aproximadamente 1.000 indiretos.


A usina será flexível para a produção de etanol anidro (que pode ser adicionado na gasolina) ou hidratado (consumo direto) terá capacidade de 111 milhões de litros/ano em sua primeira fase e, atingirá 220 milhões de litros/ano, dobrando sua capacidade, quando totalmente instalada.


Fonte: Agroemdia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO