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18 abr 2023 - 21:04
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BSBIOS cresce em 2022 e evolui a marca para Be8, uma empresa de energias renováveis

A BSBIOS agora é Be8. A nova marca reflete a evolução de uma empresa que é líder nacional em produção de biodiesel e agora se torna uma companhia de tecnologia global focada na área de energias renováveis. O anúncio foi destaque na divulgação da edição 2022 do Relatório de Sustentabilidade da companhia, divulgado nesta terça-feira (18/04), na semana em que ela celebra 18 anos de história. “O ano passado foi marcado por avanços significativos. E entramos em 2023 trazendo mais inovações, como a evolução da nossa marca, lançada justamente quando atingimos nossa maioridade: agora somos Be8”, disse Erasmo Carlos Battistella, presidente da empresa.


A nova marca reforça a crença da empresa no poder das energias renováveis como um agente transformador do mundo, auxiliando na criação de um planeta mais verde e mais sustentável. A Be8 traz a ressignificação do “B” de BSBIOS, transformando-o no verbo “to be”, em inglês, que significa “ser/estar”. A identidade visual adiciona ação e movimento que são as marcas deste novo momento da empresa. Também inclui o número oito, que tem como simbologia o infinito, originado da circularidade presente nas ações e estratégias da companhia ao longo dos anos.


Para expressar tudo isso em uma identidade visual, foi mantido o verde como legado, mas com um olhar mais contemporâneo e digital, assim como na escolha de cores de apoio. Já para trazer um símbolo marcante, foi considerada a ideia de Presente e Futuro estarem cada vez mais próximos e Be8 fazer parte ativamente dessa jornada. O resultado é uma marca global feita para ser assimilada em diversos países, culturas e línguas onde a Be8 atua.


Crescimento em 2022


A empresa demonstrou mais uma vez a capacidade de se superar. Em 2022, o ambiente de negócio lidou com externalidades que exerceram forte pressão sobre os resultados. Mesmo assim, a companhia foi resiliente e conseguiu aumentar seu faturamento. A Be8 registrou um faturamento consolidado de R$ 9,6 bilhões, uma evolução de 9% em relação ao ano anterior, e o EBITDA totalizou R$ 354 milhões, um aumento de 12% sobre o apurado em 2021.


Houve um aumento nas receitas, que se deu em razão da expansão da capacidade produtiva e do avanço de preços subsequente à valorização das matérias-primas. Com a produção de 889.114 m³ de biodiesel, a companhia manteve a liderança em volume produzido no país, com 14,24% do market share do setor.


Os bons números foram conquistados em um contexto global com alta volatilidade dos preços das commodities e crescimento da taxa de juros decorrentes de fatores como a guerra na Ucrânia e a continuidade da pandemia da Covid-19. Além disso, no Brasil, houve a diminuição do percentual de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel, o que afetou seriamente o setor.


“Um fato positivo foi a mudança estrutural no modelo de comercialização de biodiesel, que entrou em vigor em 2022, com a substituição dos leilões públicos pela contratação direta entre distribuidores e produtores. Nessa nova dinâmica de mercado, que confere mais autonomia na negociação das condições comerciais, estamos apresentando um ótimo desempenho”, destacou Battistella.


Mercado consumidor


Em 2022, a Be8 atendeu clientes em 13 estados brasileiros: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Além disso, exporta para 12 países: África do Sul, Bangladesh, Bélgica, China, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, Índia, Itália, Letônia, Países Baixos e Paquistão.


Depois de ser pioneira em exportação para a Europa em 2013, a Be8 realizou a primeira exportação de biodiesel em escala comercial do país para os Estados Unidos no começo deste ano. A operação foi realizada com o registro EPA - Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), que confere uma autorização a partir da garantia de que a produção tenha sido totalmente segregada e dentro dos padrões norte-americanos. Quem compra, pode comercializar o produto e os créditos equivalentes para o volume de 12.600 toneladas, contribuindo com as metas de descarbonização através do D4RIN - Renewable Identification Numbers, créditos de descarbonização em nível federal.


“O ano de 2022 também marcou o processo de preparação da empresa para obter certificações que permitam realizar essas exportações para os Estados Unidos. O sucesso da operação é um reconhecimento da qualidade do produto produzido no Brasil”, disse Battistella.


Presença internacional


A Be8 é uma empresa com presença em outros dois países. Na Suíça, negocia e opera biocombustíveis de segunda geração com a produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês). A planta adquirida em 2022 fortalece a presença no país, onde o grupo já dispunha de uma plataforma de comercialização focada principalmente no mercado europeu.


Na América do Sul, houve a compra do complexo La Paloma, no Paraguai, para o esmagamento de soja e a produção de biodiesel. Também em território paraguaio, continua o projeto Omega Green, que produzirá biocombustíveis avançados e atenderá a setores estratégicos, como o de aviação civil e a indústria química e petroquímica.


De acordo com Battistella, “em 2023, seguiremos concentrados em nosso crescimento no Brasil, em países da América Latina e outras regiões. Seremos, cada vez mais, um agente de transformação positiva do cenário energético, engajados em realizar entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. Sustentabilidade é uma premissa em todas as interações da empresa”.

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