A BSBIOS conquistou pela primeira vez a Certificação Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, divulgado na segunda-feira (17/10), durante o evento anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, ciclo 2022. A iniciativa é desenvolvida pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas) e WRI (World Resources Institute), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.
O Selo certifica o inventário corporativo de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) pelo alcance do mais alto nível de qualificação das empresas que o realizam e verificam por terceira parte independente, com a sua publicação no Registro Público de emissões (RPE). Essa certificação demonstra que todos os critérios de transparência para a publicação e verificação de GEE foram cumpridas, bem como o comprometimento da Companhia na contribuição para o fornecimento de dados de emissões públicos e de qualidade para a sociedade.
A Coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da BSBIOS, Queli de Brum, destaca que a empresa acredita na sustentabilidade como propulsora do negócio. “Somos conscientes do nosso papel na transição energética para uma economia de baixo carbono e, dessa forma, trabalhamos com foco não apenas no crescimento, mas no impacto positivo e de longo prazo que podemos deixar para as pessoas e para o nosso planeta”, pontua. Para ela, a obtenção do Selo é um marco. “Estamos muito felizes com a conquista do Selo Ouro, que reflete as ações realizadas no dia a dia, reforçando a nossa responsabilidade com o meio ambiente”.
Para o Diretor de Operações, Carlos Roberto Ferreira Junior, o Selo confirma o compromisso da BSBIOS em se tornar carbono neutro até 2030. “Entendemos que é necessário empreender todos os esforços para mitigar os impactos do nosso processo de produção em relação ao meio ambiente. Dessa forma, o Selo reforça o compromisso com a transparência e integridade, que são pilares fundamentais para alcançarmos as metas do nosso planejamento estratégico”, afirma. “Esse é mais um reconhecimento para a empresa do trabalho realizado e do engajamento de cada um. Parabenizo a todos por não medirem esforços para alcançarmos os nossos objetivos”, diz.
Programa GHG Protocol
Criado em 2008, o Programa GHG Protocol tem como objetivo estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil com a finalidade de ter uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, além de proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para a contabilização das emissões e a publicação dos inventários.
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil