HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
08 out 2021 - 18:18
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Biodiesel é energia limpa para os transportes  

O mundo já constatou que as mudanças climáticas não são uma ficção. Elas são reais, vêm acontecendo há tempos e se intensificaram nos últimos anos, com expectativa de gerar grande impacto e afetar direta e profundamente o nosso modelo de vida. Isso deve provocar uma intensa reação de governos e empresas em torno de ações mais ousadas na direção de uma transição da matriz energética atual para um modelo mais sustentável, com a ampliação e antecipação das metas de descarbonização. A cada dia se torna mais urgente e necessário o cumprimento da agenda climática.


No setor de transporte, o Brasil já é uma referência mundial e a nossa Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), um exemplo para muitos países. O país possui um potencial gigantesco para evoluir ainda mais na utilização de biocombustíveis e garantir a transição energética de forma segura.


Nesse cenário, temos condição de explorar o nosso potencial em gerar energia a partir da biomassa e a capacidade única de aumentar a produção de biocombustíveis em conjunto com a produção de alimentos em bases ambientalmente sustentáveis. O biodiesel representa saúde e qualidade de vida para a população e desenvolvimento sustentável da economia do Brasil.


De 2019 para 2020, a produção de biodiesel cresceu 8,7%, para 6,4 milhões de metros cúbicos, e já temos uma capacidade autorizada de produção de 11,24 milhões de metros cúbicos. O faturamento do setor em 2020 foi de R$ 26,2 bilhões, crescimento de 67,56%. Importante destacar que 98,4% do volume comercializado de biodiesel em 2020 veio de usinas com Selo Biocombustível Social, o que garantiu a aquisição de quase R$ 6 bilhões de matéria-prima oriunda da agricultura familiar.


O horizonte está repleto de possibilidades de crescimento com biocombustíveis de primeira e segunda gerações, movendo toda essa força da economia nacional e do agronegócio. O setor de biodiesel tem o compromisso de garantir a qualidade do produto que entregamos aos nossos consumidores. Essa é uma responsabilidade da qual não abrimos mão e que deve ser compartilhada por todos os elos da cadeia.


A meta é colocar nosso produto nas vitrines internacionais, iniciando sua inserção no exterior para mostrar ao mundo que estamos na vanguarda da sustentabilidade, que temos o melhor biodiesel do mundo e nossa tecnologia é de ponta. Nosso destino está comprometido com o futuro e o futuro de nossas crianças.


Esse é nosso legado.


Francisco Turra
Presidente do Conselho de Administração da APROBIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO