HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
14 jun 2024 - 11:35
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Biodiesel B100 pode reduzir emissões em até 95%, diz laudo

O biodiesel B100 tem demonstrado ser uma das soluções mais viáveis para a descarbonização do transporte rodoviário no Brasil. Embora ainda não esteja disponível comercialmente, seu uso tem apresentado resultados cada vez mais atrativos, especialmente na redução das emissões de CO2.


Recentemente, a engenharia da Scania homologou um laudo apontando que o biodiesel B100 emite até 95% menos gases poluentes. E, além disso, o combustível mantém o torque, desempenho e funcionamento do caminhão igual em relação ao uso do diesel fóssil.


O veículo utilizado no teste foi um Scania R 500 fabricado em 2019, de propriedade do Grupo Potencial. Originalmente, o caminhão tem motor Euro 5, mas para a experiência foi preparado para rodar com biodiesel B100. A transformação ocorreu na concessionária Scania Cotrasa, em Curitiba/PR. 


Caminhão rodou 50 mil quilômetros com B100


Após rodar seis meses e 50 mil quilômetros abastecido com biodiesel B100, e 47 toneladas de carga, o relatório apresentado pela Cotrasa apontou consumo 2,23% menor que o  caminhão movido ao diesel fóssil.
 
Outros dados do relatório indicam uma emissão de gases poluentes 95% menor. Por outro lado, houve maior intervenção nas trocas de filtros de combustível. Nesse quesito, as substituições do elemento ocorreram a cada 15 mil quilômetros.
 
Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, afirmou que a manutenção do veículo a cada 30 mil quilômetros foi mantida durante os testes.
 
Por fim, as mudanças envolveram custos pouco acima de R$ 20 mil e o Grupo Potencial anunciou que deve converter outros 24 caminhões para operar com B100.


O Grupo é constituído pelas empresas Potencial Petróleo, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Jeta Combustíveis.


Uso de biodiesel B100 precisa de autorização da ANP


O uso do B100 precisa de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), desde abril deste ano o percentual obrigatório de adição de biodiesel ao diesel é de 14%, com previsão de aumento para 15% em 2025.
No entanto, caminhões abastecidos com biodiesel B100 já rodam no País. A companhia de grãos Amaggi, por exemplo, recebeu em maio deste ano um lote de 101 caminhões Scania movidos a biodiesel B100. São 100 unidades do modelo 500 R 6×4 Super e uma do modelo 500 R 6×2 Super.


A Amaggi produz seu próprio biodiesel B100 em fábrica instalada em Lucas do Rio Verde/MT, a partir de óleo degomado de soja. A capacidade de produção da empresa é de 338 mil m³ de biodiesel por ano.


A descarbonização é um projeto dentro da estratégia de negócios e sustentabilidade da Amaggi. A empresa tem autorização para o uso experimental de biodiesel B100 desde 2013, destaca Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da Amaggi.


O executivo acrescenta que a entrega desses caminhões deu início à operação da frota rodoviária movida a B100.


Os caminhões da Amaggi movidos a B100 vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso e o terminal de Miritituba, no Pará, transportando grãos. A base da frota rodoviária da empresa fica em Matupá/MT, onde os caminhões também são abastecidos com o B100.


Caminhões movidos a biodiesel B100 sob consulta


A Volvo também já oferece caminhões movidos a biodiesel B100. Entretanto, a comercialização está condicionada a uma análise prévia de seu departamento de engenharia. A empresa desenvolveu um motor exclusivo baseado nos atuais Euro 6 da marca, permitindo ao transportador optar por diferentes proporções de biodiesel, desde o atual diesel B14 até o diesel puro B100.


Embora o volume de clientes ainda seja pequeno, a Volvo reafirma sua visão de contribuir para a descarbonização do transporte rodoviário. A opção do B100 está disponível apenas para os modelos Volvo da linha FH, que também podem ser abastecidos com o B14. 


De acordo com o GHG Protocol (protocolo que fornece padrões e orientações sobre gases de efeito estufa), a troca do diesel pelo biodiesel deve reduzir em aproximadamente 99%as emissões de CO2. E finalmente, o biodiesel B100 ainda é restrito aos veículos fabricados para essa especificação.


 


Fonte: Transporte Mundial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 set 2024

Senado aprova PL do combustível do futuro

+
SAIBA MAIS
06 set 2024

Combustível do Futuro: setor comemora aprovação no Senado e espera aval da Câmara

+
SAIBA MAIS
06 set 2024

Em evento prestigiado, Fórum Nordeste lança olhar para energia sustentável

+
SAIBA MAIS
06 set 2024

Transição energética: como o Brasil vai financiar as novas tecnologias?

+
SAIBA MAIS
05 set 2024

Agronegócio aposta no biodiesel para reduzir impacto ambiental

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO