HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
22 dez 2023 - 15:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Be8 assina acordo com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para reciclar óleo de cozinha

·         A iniciativa pretende ampliar o recolhimento da matéria-prima para a produção de biodiesel promovendo mais oportunidade de trabalho e renda para catadores


·         Em 2023, a empresa ampliou em 72% a utilização de Óleo de Cozinha Usado como matéria-prima


Brasília (DF), dezembro de 2023 - A Be8 firmou nesta sexta-feira (22/12) um Protocolo de Intenções com Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) com o objetivo de promover a economia circular de Óleo de Cozinha Usado (UCO, na sigla em inglês) para a utilização como matéria-prima na produção de biocombustíveis com inclusão social e econômica de catadores. O documento foi assinado por Ana Cristina Curia, Gerente de Sustentabilidade da Be8, e Roberto Laureano da Rocha, Presidente da ANCAT, durante 10ª edição da Expocatadores, que acontece em Brasília.


“Essa articulação com a ANCAT é muito importante para podermos, junto com as cooperativas de catadores, promover uma mobilização adequada que permite acelerar o processo de coleta e utilização do Óleo de Cozinha Usado na produção de biocombustível, gerando mais oportunidade de trabalho, renda e inclusão social para os participantes”, disse Ana Cristina. A iniciativa, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente e os recursos hídricos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, e dando um destino seguro e sustentável a um resíduo que poderia ser inadequadamente despejado na natureza.


“Esta parceria com a Be8 é muito importante porque pode ampliar a atuação dos catadores com a coleta desse resíduo, agregando mais valor a essa atuação, fechando a conta de renda para os participantes”, destacou Rocha.


 


Educação Ambiental


Empresa e Associação vão auxiliar a educação ambiental da população com ênfase no aproveitamento de óleos e gorduras residuais para a produção de biocombustíveis, promover a inclusão de catadores de rua não organizados em projetos voltados para a coleta de óleos e gorduras residuais pós-consumo em centros urbanos, utilizáveis na produção de biocombustíveis, e fomentar e fortalecer iniciativas associadas à economia circular com a participação prioritária de cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável.


A empresa vai realizar os estudos de viabilidade para organização e execução de uma cadeia logística para a coleta, limpeza, estocagem e entrega do OCU nas usinas da Be8, que, após limpo e padronizado dentro da especificação técnica, será usado para a produção de biodiesel. Para cada projeto a ser implementado em conjunto haverá um contrato específico para regular a relação entre as partes para avançar na estratégia de captação de recursos e implementação.


 


Programa Ser Sustentável


A Be8 já mantém uma importante experiência ao manter em Passo Fundo (RS), sua sede, o programa Ser Sustentável, que possui como parceiras a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e a Associação das Entidades do Projeto TransformAção. Elas atuam como fornecedoras e parceiras na busca de OCU recolhido na comunidade e direcionado para a produção de biodiesel.


Uma parceria com o grupo de restaurantes Madero para aquisição de OCU da rede de restaurantes também foi firmado para ser utilizado como matéria-prima para a fabricação do biocombustível.


 


Matéria-prima para biodiesel


Em 2023, a empresa utilizou aproximadamente 23,5 mil toneladas de volume de UCO para a produção de biodiesel, o que representou uma elevação de 72% em relação ao volume de 2022. A utilização do UCO na produção do biodiesel proporciona dois benefícios ambientais simultâneos: além de reutilizar material que frequentemente é descartado de maneira incorreta, as emissões de gases efeito estufa do biodiesel produzido com UCO podem ser até 40% inferiores daquele produzido com óleo de soja virgem, e até 80% menores que as do diesel convencional.


 


Expocatadores


A Expocatadores é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Unicatadores. Desde 2009, o evento é realizado com uma ampla programação e reúne especialistas em resíduos, gestores públicos, Governos Federal e Estadual, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições, com o objetivo de promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos através da inclusão social e melhores condições de trabalho e renda para os catadores autônomos e organizados em associações e cooperativas.


O evento é uma excelente oportunidade para fomentar o ciclo de coleta seletiva entre Governo, Instituições, Indústria e Comunidade e com participação de representantes nacionais e internacionais.


 


Pacto Global


A Be8 acaba de aderir ao Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) de engajamento de empresas para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é a maior iniciativa do mundo para engajamento de empresas em processos de desenvolvimento sustentável, com mais de 16 mil participantes de 160 países. Na prática, ao aderir ao Pacto, a Be8 se compromete a cumprir no dia a dia de suas operações os 10 Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.


“Sustentabilidade é mais do que o DNA da empresa, ele norteia o nosso modelo de negócios e permeia todas as nossas relações, em todas as interações da empresa. Buscamos o desenvolvimento sustentável, o progresso econômico, social e ambiental nas comunidades em que atuamos. Queremos um planeta mais sustentável para as futuras gerações”, destaca Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO