HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
22 dez 2023 - 15:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Be8 assina acordo com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para reciclar óleo de cozinha

·         A iniciativa pretende ampliar o recolhimento da matéria-prima para a produção de biodiesel promovendo mais oportunidade de trabalho e renda para catadores


·         Em 2023, a empresa ampliou em 72% a utilização de Óleo de Cozinha Usado como matéria-prima


Brasília (DF), dezembro de 2023 - A Be8 firmou nesta sexta-feira (22/12) um Protocolo de Intenções com Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) com o objetivo de promover a economia circular de Óleo de Cozinha Usado (UCO, na sigla em inglês) para a utilização como matéria-prima na produção de biocombustíveis com inclusão social e econômica de catadores. O documento foi assinado por Ana Cristina Curia, Gerente de Sustentabilidade da Be8, e Roberto Laureano da Rocha, Presidente da ANCAT, durante 10ª edição da Expocatadores, que acontece em Brasília.


“Essa articulação com a ANCAT é muito importante para podermos, junto com as cooperativas de catadores, promover uma mobilização adequada que permite acelerar o processo de coleta e utilização do Óleo de Cozinha Usado na produção de biocombustível, gerando mais oportunidade de trabalho, renda e inclusão social para os participantes”, disse Ana Cristina. A iniciativa, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente e os recursos hídricos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, e dando um destino seguro e sustentável a um resíduo que poderia ser inadequadamente despejado na natureza.


“Esta parceria com a Be8 é muito importante porque pode ampliar a atuação dos catadores com a coleta desse resíduo, agregando mais valor a essa atuação, fechando a conta de renda para os participantes”, destacou Rocha.


 


Educação Ambiental


Empresa e Associação vão auxiliar a educação ambiental da população com ênfase no aproveitamento de óleos e gorduras residuais para a produção de biocombustíveis, promover a inclusão de catadores de rua não organizados em projetos voltados para a coleta de óleos e gorduras residuais pós-consumo em centros urbanos, utilizáveis na produção de biocombustíveis, e fomentar e fortalecer iniciativas associadas à economia circular com a participação prioritária de cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável.


A empresa vai realizar os estudos de viabilidade para organização e execução de uma cadeia logística para a coleta, limpeza, estocagem e entrega do OCU nas usinas da Be8, que, após limpo e padronizado dentro da especificação técnica, será usado para a produção de biodiesel. Para cada projeto a ser implementado em conjunto haverá um contrato específico para regular a relação entre as partes para avançar na estratégia de captação de recursos e implementação.


 


Programa Ser Sustentável


A Be8 já mantém uma importante experiência ao manter em Passo Fundo (RS), sua sede, o programa Ser Sustentável, que possui como parceiras a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e a Associação das Entidades do Projeto TransformAção. Elas atuam como fornecedoras e parceiras na busca de OCU recolhido na comunidade e direcionado para a produção de biodiesel.


Uma parceria com o grupo de restaurantes Madero para aquisição de OCU da rede de restaurantes também foi firmado para ser utilizado como matéria-prima para a fabricação do biocombustível.


 


Matéria-prima para biodiesel


Em 2023, a empresa utilizou aproximadamente 23,5 mil toneladas de volume de UCO para a produção de biodiesel, o que representou uma elevação de 72% em relação ao volume de 2022. A utilização do UCO na produção do biodiesel proporciona dois benefícios ambientais simultâneos: além de reutilizar material que frequentemente é descartado de maneira incorreta, as emissões de gases efeito estufa do biodiesel produzido com UCO podem ser até 40% inferiores daquele produzido com óleo de soja virgem, e até 80% menores que as do diesel convencional.


 


Expocatadores


A Expocatadores é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Unicatadores. Desde 2009, o evento é realizado com uma ampla programação e reúne especialistas em resíduos, gestores públicos, Governos Federal e Estadual, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições, com o objetivo de promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos através da inclusão social e melhores condições de trabalho e renda para os catadores autônomos e organizados em associações e cooperativas.


O evento é uma excelente oportunidade para fomentar o ciclo de coleta seletiva entre Governo, Instituições, Indústria e Comunidade e com participação de representantes nacionais e internacionais.


 


Pacto Global


A Be8 acaba de aderir ao Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) de engajamento de empresas para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é a maior iniciativa do mundo para engajamento de empresas em processos de desenvolvimento sustentável, com mais de 16 mil participantes de 160 países. Na prática, ao aderir ao Pacto, a Be8 se compromete a cumprir no dia a dia de suas operações os 10 Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.


“Sustentabilidade é mais do que o DNA da empresa, ele norteia o nosso modelo de negócios e permeia todas as nossas relações, em todas as interações da empresa. Buscamos o desenvolvimento sustentável, o progresso econômico, social e ambiental nas comunidades em que atuamos. Queremos um planeta mais sustentável para as futuras gerações”, destaca Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO