HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 jun 2024 - 14:01
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Balanço Energético Nacional destaca crescimento da oferta de energia na matriz brasileira e aumento da renovabilidade

O total de energia disponibilizada no Brasil cresceu 3,6% em 2023 em relação ao ano anterior, aponta o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024. O documento, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com Ministério de Minas e Energia (MME), foi divulgado nesta terça-feira (18/06).


Segundo a publicação, a participação de renováveis na matriz elétrica aumentou para 89,2% e foi marcada pela manutenção da oferta de energia hidráulica, crescimento da geração eólica e solar fotovoltaica e redução da geração por gás natural e derivados de petróleo. 


O documento aponta também que o aumento expressivo da oferta de biomassa, e das fontes eólica e solar, contribuíram para que a matriz energética brasileira aumentasse sua renovabilidade para 49,1%. O percentual é muito superior ao observado no resto do mundo, em torno de 14,7%.


No consumo final, foi destaque o crescimento do consumo de biodiesel no país em quase 20%, oriundo do aumento da mistura obrigatória do biodiesel no diesel fóssil a partir de abril de 2023. O consumo de eletricidade também se destacou por crescer 5,2% puxado principalmente pelo setor Residencial que cresceu 14,1 TWh (+9,1%).


 


Mais informações sobre o BEN


O Balanço Energético Nacional divulga, anualmente, uma extensa pesquisa e a contabilidade de dados relativos à oferta e consumo de energia no Brasil, levantados pela EPE. O relatório contempla as atividades de extração de recursos energéticos primários, sua conversão em formas secundárias, a importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia.


Até o fim desta semana, o Ministério de Minas Energia divulgará uma série de matérias detalhando os principais destaques do BEN 2024 em relação aos setores de energia elétrica, planejamento energético, petróleo, gás natural e biocombustíveis.


 


Fonte: Ministério de Minas e Energia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 set 2024

Combustível do Futuro será sancionado no dia 8 com demonstração prática

+
SAIBA MAIS
27 set 2024

CEO da Scania aposta em biocombustíveis para descarbonização e vê oportunidade 'de ouro' para o agro

+
SAIBA MAIS
27 set 2024

Biodiesel pode evitar emissão de 320 bilhões de toneladas de CO2, diz CEO da Binatural

+
SAIBA MAIS
27 set 2024

Randon entrega rodotrens movidos a biodiesel B100

+
SAIBA MAIS
24 set 2024

Brasil pode ser líder em combustível sustentável de aviação, diz estudo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO