HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 mar 2020 - 11:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Atualizações sobre as consequências do aquecimento global

Saiba como os eventos ao redor do mundo são causados pelo aquecimento global


Não é preciso ser um especialista no assunto para perceber que o clima vem mudando ao longo das últimas décadas, tornando as regiões mais quentes. Estima-se que a temperatura média ao redor do mundo aumentou 0,74°C no último século.


A diferença parece ser pequena, mas, na verdade, é muito significante. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que precisamos ficar atentos para que tal aumento não ultrapasse 1,5°C em relação ao nível existente antes da Era Industrial.


Com dados tão assustadores, você sabe quais são as principais consequências do aquecimento global atualmente? Confira abaixo:


Degelo acelerado das massas glaciais


Com um ecossistema extremamente sensível e frágil, o Ártico tem sido o local que mais sofre com o aquecimento global. Um dos principais motivos é o derretimento do permafrost, solo característico da região, sendo composto principalmente por terra, gelo e rochas.


Com um índice de degelo maior que o habitual, o solo tem tido problemas como erosão e até desmoronamentos. 


Indiretamente envolvido, há também o fitoplâncton, organismos microscópicos que são responsáveis por suprir quase metade do oxigênio do mundo. Para sua proliferação, eles necessitam de luz e nutrientes. Como há menos terras e mais água, dispõem de mais espaço para crescer, liberando maiores quantidades de DMS, um gás que contribui para a formação de nuvens.


Áreas costeiras inundadas


Com o grande volume de água que retorna aos oceanos devido ao degelo das massas glaciais, o nível do mar também é alterado.


Quem mais sofre com tal evento são as comunidades ribeiras e cidades próximas ao litoral. O continente que corre o maior risco de ser afetado é a Ásia, especialmente China, Índia, Indonésia, Vietnã e Tailândia.


Até o ano passado, estimava-se que o nível do mar estava 8 cm acima da média, passando a subir cerca de 4 mm ao ano desde 2006. Se esse número já é preocupante, saiba que ele pode aumentar até 100 vezes até o próximo século.


Eventos climáticos mais intensos


Com o aquecimento global, aumentou-se também a intensidade dos eventos climáticos, mostrando o quão impotente o ser humano é diante da natureza.


Um dos mais recentes foi a série de queimadas na Austrália. O país teve seu ano mais quente desde que começou a medir suas temperaturas, no século 20. Estima-se um aumento de 1,5°C em relação à média das décadas anteriores.


Outro exemplo é a megatempestade que assola a Europa. Apelidada de Ciara pelos ingleses, e Sabine, na Alemanha, tem interrompido milhares de voos e deixado todos em estado de alerta com seus ventos de até 150 km/h.


Migrações incomuns de animais


Está errado quem pensa que os humanos são os únicos que sofrem com as alterações climáticas, pois os animais também o fazem.


Recentemente, houve um caso polêmico em Portugal: os robalos estão cada vez mais escassos devido às temperaturas mais quentes da água. Simultaneamente, houve um aumento significativo da espécie na Noruega, de águas mais frias e amenas.


Desertificação de áreas antes férteis


Com o fenômeno do aquecimento global, o solo também é afetado, ficando mais frágil e enfraquecido.


Temos exemplos atuais aparecendo em alguns países da Europa. O evento não era tão raro na Espanha e em Portugal, próximos ao Mediterrâneo. Entretanto, começam a surgir na Hungria, na Europa Central. Uma das áreas mais afetadas é o Parque Nacional Kiskunság, considerado uma reserva da biosfera pela UNESCO.


Indústria agropecuária extremamente poluente


O carro-chefe da economia brasileira é prejudicial, e muito, ao meio ambiente. Estima-se que o setor seja responsável por, ao menos, 72% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Em seguida, vem o setor dos transportes, com “apenas” 11% do total.


Fazendo uma comparação, o setor do agronegócio brasileiro sozinho polui mais que o Japão inteiro.


Fonte: emtempo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO