O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é uma alavanca crucial nos esforços de descarbonização da indústria aérea. No entanto, as opiniões dos passageiros sobre o SAF destacam vários desafios que estão por vir, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
A IATA explica que, primeiramente, os passageiros entendem a magnitude da tarefa de aumentar a produção de SAF o mais rápido possível, a partir de seu nível atual baixo, pois 87% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que disponibilizar quantidades suficientes de SAF é um desafio fundamental para a indústria. O SAF representou apenas 0,2% do uso total de combustível de aviação em 2023 e, embora o fornecimento esteja aumentando, espera-se que suba apenas para 0,5% em 2024.
Os consumidores consideram que tanto as empresas petrolíferas quanto os governos têm a responsabilidade de abordar essa questão: 86% dos entrevistados observaram que a produção de SAF deve ser uma prioridade para as grandes empresas petrolíferas, e 71% concordaram que as empresas petrolíferas deveriam fazer mais para produzir SAF em maiores quantidades.
Os passageiros também concordaram que o papel da política governamental é crítico para ajudar a estabelecer um fornecimento suficiente de SAF e para incentivar as companhias aéreas a usarem SAF, com 86% dos entrevistados respondendo afirmativamente para estes dois aspectos. Sem um ambiente político de apoio, aumentar a produção de SAF e alcançar a descarbonização da aviação de forma mais ampla torna-se cada vez mais difícil.
Ao mesmo tempo, 81% dos viajantes aéreos expressaram disposição para entender se sua companhia aérea usa SAF e 86% querem compreender exatamente como o SAF reduz as emissões de carbono.
Assim, a IATA afirma que esses resultados sugerem que a indústria de transporte aéreo – incluindo partes interessadas importantes, como empresas petrolíferas e governos – precisa estar atenta não apenas aos desafios operacionais do SAF, mas também garantir que os passageiros e o público em geral tenham as informações necessárias para tomar decisões informadas em relação à transição sustentável da aviação. Essa necessidade é intensificada pelo papel crítico do SAF na descarbonização da aviação.
Fonte: Aero In
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global