HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
21 mai 2018 - 03:11
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Para aproveitar biodiversidade, Brasil deve investir em pesquisa

Especialistas da USP defendem fontes alternativas de energia e programas de estudo sobre sustentabilidade


Na última sexta-feira(18), o Diálogos na USP falou sobre Biodiversidade e Sustentabilidade. O Brasil é o país com a maior diversidade de espécies no mundo: são mais de 103 mil espécies animais e 43 mil espécies vegetais. A costa marinha do País é de 3,5 milhões de quilômetros quadrados e inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. No próximo 22 de maio, terça-feira, se comemora o Dia Mundial da Biodiversidade, criado pelas Nações Unidas. Mas quanto os governos e a sociedade se preocupam com esse tema?

José Goldemberg, físico, professor da USP e presidente da Fapesp, que atuou no Ministério da Educação e na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, acredita que há aspectos a comemorar e a lamentar sobre o Dia Mundial da Biodiversidade. Para ele, após 1992, com a Convenção do Clima e da Biodiversidade, houve muitos progressos. 'A preservação de recursos naturais bate de frente com tendências desenvolvimentistas. Os setores da sociedade são diferentes e é preciso conciliar isso.' Ele defende que a solução dos problemas exige uma análise científica.

Para Pedro Luiz Cortês, professor associado e livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente da USP, professor da ECA e coordenador da Rede Internacional de Estudos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rimas), as questões ambientais foram colocadas em pautas de discussão política e econômica, ocupando espaço cada vez maior na mídia. 'Muita pesquisa científica de qualidade vem sendo desenvolvida, não só na USP, mas em outras universidades, e isso é bastante grande.' Ele diz que o grande obstáculo é fazer com que essas pequisas alcancem formuladores de políticas públicas, para que eles utilizem esse conhecimento científico para embasar suas soluções.
José Goldemberg e Pedro Luiz Cortês no programa Diálogos na USP, com apresentação de Marcello Rollemberg - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os convidados acrescentam a importância das fontes alternativas de energia para a sustentabilidade, mas reforçam que a sua geração depende de cada região e de cada país. Cortês defende que o Brasil tem capacidade de produzir o biodiesel e tecnologia para utilizá-lo na vida urbana. Goldemberg completa que aprender a armazenar energia também é importante.

Para utilizar bem sua biodiversidade, o Brasil deve investir em pesquisas. 'Há uma carência de pesquisa, há uma carência de investimento e uma falta de interesse por vezes da indústria em aproveitar a grande biodiversidade que a gente tem', reflete Cortês. Ouça o programa completo no player acima.

Clique aqui para ouvir o programa completo.

Esta edição do Diálogos na USP teve apresentação de Marcello Rollemberg e trabalhos técnicos de Marcio Ortiz. A produção é do Departamento de Jornalismo da Rádio USP.

Fonte: Jornal da USP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO