HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
02 set 2021 - 08:43
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Aprovada emenda de Lupion em MP que muda regras de peso de ônibus e caminhões

A Câmara dos Deputados concluiu a votação da MP 1050/21, que altera regras para excesso de peso por eixo de ônibus e caminhões nas estradas brasileiras, com emenda do deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR).


O parlamentar paranaense propôs que, no transporte de produtos classificados como “biodiesel”, a fiscalização do peso com balança rodoviária ou de nota fiscal, fica permitida e autorizada uma tolerância de 7,5% do peso bruto total, ou do peso bruto combinado. Os demais veículos, como prevê o texto final da MP, tem a tolerância de 5%.


“A massa específica do biocombustível transportado é, em média, maior do que a do combustível fóssil. Assim, houve casos recorrentes de excesso de peso, com penalidades aos transportadores, o que prejudicou o setor em diversas ocasiões”, explicou Lupion.


Presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, o deputado afirma, ainda, que o objetivo não é causar distorções. “Queremos garantir o equilíbrio competitivo e o desenvolvimento do mercado. As dificuldades econômicas que o país enfrentou, nos últimos anos, não permitiram uma renovação efetiva da frota. Assim, o que se tenta é evitar ainda mais prejuízos a um setor tão importante – de biocombustíveis – aos transportadores e aos produtores de biodiesel”.


Projeto


O Substitutivo do deputado Vicentinho Junior (PL-TO) prevê que aumenta de 10% para 12,5% a tolerância para excesso de peso por eixo de ônibus e caminhões, sem a aplicação de penalidades. Além disso, o novo texto prevê que os pesos excessivos dos veículos sejam regulados somente a partir do fim do prazo de vigência da lei, limitado ao dia 30 de setembro do ano que vem.


A redação final segue para análise do Senado.


Fonte: Minuto Rural

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 set 2021

Bolsonaro aprova resoluções relacionadas à exploração de petróleo e gás natural

+
SAIBA MAIS
28 set 2021

O que são combustíveis fósseis e como viveremos sem eles no futuro próximo?

+
SAIBA MAIS
28 set 2021

Como o Brasil pode embarcar no mercado bilionário de créditos de carbono?

+
SAIBA MAIS
28 set 2021

Em audiência, APROBIO destaca introdução segura do biodiesel sempre baseada em testes e no aperfeiçoamento das especificações e desmistifica riscos para o avanço da mistura até no mínimo B20

+
SAIBA MAIS
27 set 2021

Em carta, grandes empresas pedem protagonismo do Brasil na agenda verde

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO