HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 mai 2022 - 09:32
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

APROBIO reforça a importância de que novo ministro do MME reafirme o RenovaBio como Política de Estado

Francisco Turra - Presidente do Conselho de Administração da APROBIO


A troca na condução do Ministério de Minas e Energia (MME), com a posse de Adolfo Sachsida em substituição ao ministro Bento Albuquerque, anunciada nesta quarta-feira (11/05), deve ser acompanhada de ações positivas que reconheçam o papel estratégico dos biocombustíveis para a economia e segurança energética do país, e que busquem consolidar a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) como uma política de Estado.


A expansão da produção de biocombustíveis, fundamentada na previsibilidade e sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e social, tem diretrizes que se baseiam nos compromissos assumidos pelo país no Acordo de Paris, buscando o avanço da produção nacional assim como com o desenvolvimento de novos biocombustíveis.


O aprimoramento de políticas e a definição de um conjunto de marcos regulatórios deve ser garantido, a fim de contribuir para a superação dos desafios técnicos e econômicos a serem enfrentados pelo setor.


O biodiesel, que deveria estar em uma mistura de 14%, é um patrimônio nacional e o RenovaBio, o maior programa de descarbonização do planeta, é uma política de Estado que transcende o MME, e se estende para as pastas da Economia, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Saúde, da Infraestrutura e do Meio Ambiente.


Por trás de cada gota de biodiesel existe uma pujante cadeia econômica privada que investe muito, gera empregos verdes no Brasil, desenvolve a agricultura familiar e aumenta a competitividade da produção de alimentos, sem mencionar os benefícios para a saúde e para o meio ambiente.


Ao recuar em relação ao RenovaBio como, por exemplo, reduzindo a mistura de biodiesel, o país precisa importar mais diesel fóssil ao custo que já é conhecido por toda sociedade. Trocamos investimento na indústria nacional por fumaça poluidora em nossos grandes centros urbanos. Quando abrimos o nosso mercado para o biodiesel importado, as externalidades positivas ficam lá no país de origem enquanto deixamos de agregar valor para a imensa cadeia produtiva nacional de biocombustíveis e cadeias adjacentes que se beneficiam de forma indireta da produção de biodiesel.


Temos fortes desafios para que o setor de biodiesel continue crescendo com planejamento e segurança jurídica, abrindo espaço para a integração com novas gerações de biocombustíveis, uma solução já consagrada internacionalmente. Nossa expectativa é de que o novo ministro empunhe essa bandeira junto com toda a cadeia produtiva. As associadas APROBIO desejam muito sucesso a Adolfo Sachsida e agradecem o empenho demonstrado por Bento Albuquerque durante sua gestão.


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO