HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
24 jul 2020 - 17:50
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

APROBIO participa de manifesto em defesa do RenovaBio como instrumento de descarbonização

APROBIO participa de manifesto em defesa do RenovaBio como instrumento de descarbonização

Os representantes da academia, do poder legislativo, das associações de produtores rurais de biomassa energética e de produtores de biocombustíveis assinaram um manifesto no qual destacam a importância da efetiva regulamentação e implementação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) como instrumento de descarbonização e ampliação da eficiência energético-ambiental na matriz brasileira de combustíveis.



A APROBIO participou na última quarta-feira (22/07) de uma live que discutiu a importância entre o equilíbrio da oferta e demanda por Créditos de Descarbonização (CBIOs) e a revisão de metas. O encontro, coordenado pelo Dr. Plinio Nastari, representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Política Energética, reuniu representantes de diversas empresas, entidades, associações e da academia e foi o embrião do manifesto.


O documento destaca a importância da maior previsibilidade, da promoção da livre concorrência e do reconhecimento do papel estratégico dos biocombustíveis na preservação ambiental e na promoção do desenvolvimento e inclusão econômica e social, como um dos mais importantes vetores de desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda.


Para isso, é imperativa a definição de metas decenais de descarbonização que garantam, no curto, médio e longo prazos, o equilíbrio entre a oferta e a demanda por CBIOs no mercado nacional. Ainda recomenda que “a eventual revisão das metas nacionais de descarbonização seja pautada pela busca de equilíbrio entre a oferta e demanda de CBIOs, mantendo a efetividade do RenovaBio, e não comprometendo o processo de implementação ora em curso”.


O sistema de precificação é essencial para a indução de maior eficiência energético-ambiental na produção e uso dos biocombustíveis. O programa deve ser destacado porque cria ainda uma agenda positiva que induz eficiência e valoriza os investimentos em tecnologia limpa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 jan 2021

Brasil é um dos maiores produtores de energia renovável do mundo

+
SAIBA MAIS
18 jan 2021

Selo Biocombustível Social gera renda para agricultores familiares

+
SAIBA MAIS
15 jan 2021

Ano começa com publicação do Edital do Leilão de Biodiesel (L78), primeiro para atender a mistura B13, e mobilização do setor para enfrentar novos desafios

+
SAIBA MAIS
14 jan 2021

 

ECB acerta venda de 1 bilhão de litros de diesel “verde” para a BP

+
SAIBA MAIS
11 jan 2021

Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO