HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
25 mai 2020 - 19:10
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Aprobio envia à ANP sugestões para o aprimoramento da especificação do biodiesel

Regras já são rígidas, mas entidade quer reforçá-las para que mistura no diesel continue aumentando


A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) informou que enviou na sexta-feira à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um documento com propostas de aprimoramento para a especificação do biodiesel produzido no país.


“Hoje a especificação do biodiesel no Brasil já é uma das mais rígidas do mundo, mas queremos aprimorar ainda mais essa qualidade, pois acreditamos que o país tem todo potencial de seguir aumentando os percentuais de mistura [do biodiesel no diesel vendido no mercado brasileiro] até, no mínimo, 20% (B20)”, diz Erasmo Carlos Battistella, presidente do Conselho de Administração da entidade, em comunicado.


“A alteração solicitada para a ANP sobre a especificação busca dar a segurança esperada pela indústria automotiva sobre eventual elemento que possa vir a reduzir a eficiência dos sistemas de controle de emissões, bem como minimizar qualquer adaptação que se faça necessária nesses sistemas. De qualquer forma, a imensa maioria das usinas já trabalha dentro dos requisitos dessa especificação”, afirma a Abrobio.


A associação informa que reuniu especialistas para discutir aprimoramentos para já deixar o biocombustível aderente às demandas futuras previstas na próxima fase (P8) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), com início previsto para janeiro de 2023.


Entre os aprimoramentos solicitados, a Aprobio sugere a harmonização da especificação do teor de fósforo com o limite da especificação europeia, reduzindo o limite de 10 mg/kg para 4 mg/kg, a diminuição dos limites de presença de metais (sódio + potássio) de 5 mg/kg para 2,8 mg/kg e de cálcio + magnésio de 5 mg/kg para 2,8 mg/kg.


“A associação também sugere um trabalho para a homologação da norma ASTM D7111/2016 para o B100, no menor prazo possível. A medida possibilitará determinar teores entre 0,1 e 2,0 mg/kg, em contraposição às normas utilizadas atualmente que têm como limite inferior de medição 1,0 mg/kg”, informou.


Fonte: Valor

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO