HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 jul 2021 - 15:03
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

APROBIO celebra 10 anos em evento na capital federal

Ontem (30 de junho) a Associação de Produtores de Biodiesel comemorou 10 anos em um evento realizado no Clube Naval de Brasília, com a presença de ministros de estado, senadores, deputados federais e embaixadores estrangeiros.


Na ocasião , Erasmo Batistella deixa a presidência e o Ex-ministro da agricultura, Francisco Turra assume o comando da associação.


O biodiesel é considerado um patrimônio nacional e o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores . Ricardo Feistauer – Diretor de Relações Institucionais da ECB Holding S/A recebeu o selo de qualidade da Aprobio na produção de Biodiesel da Unidade de Marialva Paraná – Unidade da BSBIOS S/A.


APROBIO


A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) é uma entidade de representação corporativa e institucional dos produtores de biocombustíveis do país e de disseminação de conhecimento, pesquisa e informação
Fundada em junho de 2011, tem como associadas as empresas de capital nacional que atuam no setor de produção de biodiesel e outros biocombustíveis. A APROBIO pauta suas ações de modo a disseminar os benefícios econômicos, sociais e ambientais das fontes de energia alternativas para uso no setor de transportes e afins.


O biodiesel brasileiro, por exemplo, é um produto consolidado da matriz energética nacional, com um importante papel na substituição de combustíveis fósseis, na geração de emprego e renda no campo e na industrialização e agregação de valor nas cadeias produtivas Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, o Brasil tornou-se o segundo maior produtor e consumidor mundial de biodiesel, assumiu compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa no Acordo de Paris (COP-21) e instituiu a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), um dos maiores programas do mundo de transição de matriz energética e uso de fontes alternativas em substituição aos combustíveis fósseis.


A APROBIO participa ativamente de grupos de trabalho para melhoria da qualidade dos biocombustíveis, formulação e implementação de políticas públicas, marcos regulatórios e fomentos ao setor, entre outras vertentes. Também faz parte do escopo de articulação da entidade o fortalecimento institucional da representatividade setorial, contribuindo, por exemplo, com a formação da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, criada no Congresso Nacional em 2011 e renovada nas duas legislaturas seguintes, em 2015 e em 2019.


Cadeia Produtiva


O setor econômico abrange agricultores familiares, produtores rurais em geral e de soja em especial, fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, fornecedores de gorduras animais descartadas, de tecnologias e serviços relacionados à produção


De 2019 para 2020, a produção de biodiesel cresceu 8,7% e a capacidade de produção 9,4%.


Fonte: Brasília in Foco


 


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO