HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
17 ago 2021 - 20:29
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

APROBIO apresenta importância do biodiesel para a sustentabilidade em encontro com ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, com foco na COP 26

APROBIO apresenta importância do biodiesel para a sustentabilidade em encontro com ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, com foco na COP 26
APROBIO participaram do encontro ?Escuta de visões e posições que compõem a iniciativa - COP 26?, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Representantes da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) participaram do encontro “Escuta de visões e posições que compõem a iniciativa - COP 26”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), nesta terça-feira (17/08). Na oportunidade, a associação fez uma apresentação sobre “A importância do biodiesel para a sustentabilidade” com os principais destaques do setor para o desenvolvimento da economia, do agronegócio, do meio ambiente e da qualidade de vida.


“É muito importante termos o Ministério do Meio Ambiente como aliado na defesa do biodiesel como um patrimônio do Brasil, seja no cenário nacional, seja como referência mundial de descarbonização do setor de transportes”, destacou Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO. “Nosso país tem condições de aproveitar o seu enorme potencial de ampliar a geração de energia a partir da biomassa, incluindo aumentar a produção de biocombustíveis em conjunto com a produção de alimentos”, completou Turra.


Joaquim Álvaro Pereira Leite, ministro do Meio Ambiente, fez um breve relato sobre os avanços da pasta na área de investimentos e de aumento de fiscalização com foco na redução do desmatamento ilegal. “Queremos levar uma posição construtiva para a COP 26 (26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia), cumprindo o compromisso de redução das emissões de gases de efeito estufa em até 43% até 2030”.


“O uso de biocombustíveis é fator relevante na redução dos gases de efeito estufa e, também, contribui na redução da poluição gerada por material particulado e outros poluentes. O Brasil já é uma referência mundial em produção de energia sustentável e a nossa Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) cria mecanismos para a redução da intensidade de carbono do transporte, um exemplo para muitos países”, explicou Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO.


De acordo com Marcelo Freire, Secretário Adjunto do MMA, o objetivo desses encontros é identificar exemplos de iniciativas de um “Brasil real, de um país que faz, que pratica economia verde, de baixo carbono e com enorme potencial para receber investimentos de impacto”. O Governo Federal contará com um estande em Glasgow e terá uma base de transmissão em Brasília (DF) que transmitirá uma intensa programação para a sede do evento e ao vivo pela internet.


A APROBIO trabalhará agora para definir a apresentação de cases para a COP26. Ao mesmo tempo, o setor espera contar com o apoio do MMA para aprovação de legislações em debate no Congresso sobre a ampliação da mistura de biodiesel até 20% (B20) em 2028 e que estabelece o Programa Nacional dos Biocombustíveis Avançados.


Participaram também do encontro pelo MMA, o Diretor do Departamento de Clima, Paulo Toledo, e o Assessor Especial, Guilherme Bromberg, além de representantes das associadas APROBIO.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 jan 2022

Enquanto Brasil reduz, consumo de biocombustível no mundo crescerá 8%

+
SAIBA MAIS
17 jan 2022

Monitoramento do comércio de combustível de aviação ajuda no combate ao crime ambiental

+
SAIBA MAIS
14 jan 2022

Como o novo modelo de comércio de biodiesel do Brasil se comportou em sua estreia

+
SAIBA MAIS
13 jan 2022

Com ciência e tecnologia, agro brasileiro avança na redução dos impactos ambientais

+
SAIBA MAIS
13 jan 2022

Biocombustíveis proporcionariam recorde ainda maior na safra de soja, diz setor

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO