A Amaggi, um dos principais grupos agrícolas de capital nacional, terá a primeira fazenda do país em que o biodiesel será o combustível único nas operações. A partir de março de 2024, todas máquinas da Fazenda Sete Lagoas, localizada em Diamantino (MT), usarão o B100, como também é conhecido o biodiesel sem mistura com o diesel convencional. O projeto tem parceria com a John Deere .
A Fazenda Sete Lagoas tem 3,6 mil hectares e produz soja e milho. A própria Amaggi vai produzir o biocombustível, em sua unidade de Lucas do Rio Verde (MT). Segundo Judiney Carvalho, presidente executivo da companhia, o biodiesel vai abastecer também a frota rodoviária da Amaggi a partir do ano que vem. “E, em breve, vamos usar também em nossa frota fluvial”, disse, em nota.
Os testes com o B100 começaram em março de 2022, na Fazenda Itamarati, a maior da companhia, em Campo Novo do Parecis (MT). Segundo a Amaggi, a empresa já fez quase 20 mil horas de operação de máquinas com o biocombustível, o que atestou a segurança e eficácia para sua utilização.
A operação com B100 na Fazenda Sete Lagoas terá início depois que ela receber o sinal verde da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). A Amaggi diz que fará a solicitação à autarquia em breve, após receber autorização dos órgãos ambientais.
A iniciativa de Amaggi e John Derre está alinhada às discussões da COP28, que aconteceu em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro: os países deverão fazer a transição energética e reduzir cada vez mais o uso de combustíveis fósseis. A John Deere também declara ter o compromisso de emissão de gases de efeito estufa e que, por isso, apostou na iniciativa da Amaggi.
Fonte: Globo Rural
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil