Pelo menos 20 caminhões da Amaggi rodam com a tecnologia de motor B100. Ou seja, com biodiesel 100%. Segundo o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, os veículos da marca com a tecnologia estão rodando na frota da empresa. Nesse sentido, a companhia que atua no agro, commodities, logística, energia, tem uma das maiores frotas de B100 do País.
"Trata-se de uma venda mais técnica. Nosso time de desenvolvimento e engenharia analisam o combustível que será utilizado no veículo. Nesse caminhão tudo é diferente. Por exemplo, os intervalos de manutenção são mais curtos", diz Cavalcanti.
Venda do Volvo B100 ainda é restrita
Por ora, a Volvo recomenda a tecnologia B100 às empresas que produzem o próprio biodiesel. Do mesmo modo, empresas que produzem o combustível de origem vegetal.
"As usinas de etanol e biodiesel são originadoras de milho ou soja, por exemplo. E quando o mercado está em baixa, podem migrar a produção. Ou seja, por tempo podem produzir o biodiesel. Como as usinas de etanol que, dependendo do mercado, produzem açúcar e, em outro momento, o etanol".
Por isso, do ponto de vista de mercado, Alcides Cavalcanti diz que o caminhão FH B100 é uma oportunidade para essas empresas. Afinal, são frotistas e com o B100 não têm custo para abastecer seus veículos.
Seja como for, a empresa tem expectativa de vender mais unidades do B100 ainda neste ano. Do mesmo modo, a empresas do agronegócio. Ou seja, que fazem o próprio combustível.
O executivo ainda lembra que o caminhão B100 não se difere muito da versão atual, capaz de rodar com B14. Todavia, lembra que alguns sistemas são reforçados para o uso da maior proporção do biodiesel. Por essa razão, o Volvo FH B100 custa R$ 20 mil a mais.
Conforme a tabela Fipe, o Volvo FH 540 6x4, modelo mais vendido do Brasil, custa R$ 1,13 milhão. Por ora, a tecnologia do B100 é oferecida apenas no FH. Mas a marca pode avaliar o uso da tecnologia em outros modelos, como FMX, por exemplo.
Biodiesel da Amaggi
O B100 utilizado pela Amaggi em sua frota é produzido em Lucas do Rio Verde, MT em uma planta de mais de 26 mil m2 de área construída. A unidade entrou em operação em 2023. Assim, a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. Seja como for, a fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.
Dessa forma, além dos caminhões da Volvo, a empresa também comprou 100 caminhões Scania com B100. Ou seja, todos 500 R 6×4 Super. Os modelos começam a chegar à frota da empresa a partir deste mês.
Fonte: Estadão
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