HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
07 mai 2024 - 14:16
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Amaggi é maior frotista de Volvo FH B100 100% a biodiesel no País

Pelo menos 20 caminhões da Amaggi rodam com a tecnologia de motor B100. Ou seja, com biodiesel 100%. Segundo o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, os veículos da marca com a tecnologia estão rodando na frota da empresa. Nesse sentido, a companhia que atua no agro, commodities, logística, energia, tem uma das maiores frotas de B100 do País.


"Trata-se de uma venda mais técnica. Nosso time de desenvolvimento e engenharia analisam o combustível que será utilizado no veículo. Nesse caminhão tudo é diferente. Por exemplo, os intervalos de manutenção são mais curtos", diz Cavalcanti.


 


Venda do Volvo B100 ainda é restrita


Por ora, a Volvo recomenda a tecnologia B100 às empresas que produzem o próprio biodiesel. Do mesmo modo, empresas que produzem o combustível de origem vegetal.


"As usinas de etanol e biodiesel são originadoras de milho ou soja, por exemplo. E quando o mercado está em baixa, podem migrar a produção. Ou seja, por tempo podem produzir o biodiesel. Como as usinas de etanol que, dependendo do mercado, produzem açúcar e, em outro momento, o etanol".


Por isso, do ponto de vista de mercado, Alcides Cavalcanti diz que o caminhão FH B100 é uma oportunidade para essas empresas. Afinal, são frotistas e com o B100 não têm custo para abastecer seus veículos.


Seja como for, a empresa tem expectativa de vender mais unidades do B100 ainda neste ano. Do mesmo modo, a empresas do agronegócio. Ou seja, que fazem o próprio combustível.


O executivo ainda lembra que o caminhão B100 não se difere muito da versão atual, capaz de rodar com B14. Todavia, lembra que alguns sistemas são reforçados para o uso da maior proporção do biodiesel. Por essa razão, o Volvo FH B100 custa R$ 20 mil a mais.


Conforme a tabela Fipe, o Volvo FH 540 6x4, modelo mais vendido do Brasil, custa R$ 1,13 milhão. Por ora, a tecnologia do B100 é oferecida apenas no FH. Mas a marca pode avaliar o uso da tecnologia em outros modelos, como FMX, por exemplo.


 


Biodiesel da Amaggi


O B100 utilizado pela Amaggi em sua frota é produzido em Lucas do Rio Verde, MT em uma planta de mais de 26 mil m2 de área construída. A unidade entrou em operação em 2023. Assim, a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. Seja como for, a fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.


Dessa forma, além dos caminhões da Volvo, a empresa também comprou 100 caminhões Scania com B100. Ou seja, todos 500 R 6×4 Super. Os modelos começam a chegar à frota da empresa a partir deste mês.


 


Fonte: Estadão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14 nov 2024

Volta de Trump abre espaço ao Brasil na crise do clima

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

3Tentos registra lucro de R$ 318,4 milhões e revisa projeções de produção

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO