Durante o Comitê Gestor do Fundo do Clima, realizado nesta quinta-feira (24) em Brasília, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, mencionou a possibilidade de antecipar de 2026 para 2024 o aumento para 15% de biodiesel na composição do óleo diesel.
“Neste ano, a mistura já subiu para 12% e em pouco tempo teremos a mistura de 15% do biodiesel no diesel”, disse Alckmin.
Segundo ele, há possibilidade para essa elevação nos níveis do biocombustível no combustível já em 2024 e não em 2026, como estava previsto anteriormente.
“Nós já temos 27% de etanol na nossa gasolina, e nós podemos chegar a 30% de anidro na mistura. Antigamente, as preocupações eram voltadas para uma produção boa e barata, mas hoje a pergunta fica para: onde eu posso fabricar bem, de forma barata e compensando as emissões de gases de efeito estufa? E, a partir daí, o Brasil pode receber muitos investimentos”, pontuou.
Fora isso, Alckmin citou a aprovação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) da emissão dos títulos soberanos sustentáveis.
Além de Alckmin, estiveram presentes no evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Fonte: InfoMoney
Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente
FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'
Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024