A Agroconsult prevê aumento de cerca de 4% na área plantada com soja no Brasil na safra 2021/22, de 38,6 milhões de hectares para algo próximo ou acima de 40 milhões de hectares, segundo o coordenador do Rally da Safra, André Debastiani. A semeadura de soja começa em setembro no País. Já para o milho safrinha, a perspectiva é de que o plantio na temporada 2021/22 salte de 14,3 milhões de hectares para 15 milhões de hectares, o que representaria crescimento de quase 5%. "Somando a primeira e a segunda safras, devemos ter quase 20 milhões de hectares de milho", disse o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa. Os números foram apresentados ontem (6), durante entrevista coletiva para divulgar os resultados da etapa soja do Rally da Safra 2021.
Segundo Pessôa, a perspectiva de continuidade de rentabilidades positivas na próxima temporada motiva o produtor brasileiro a investir no plantio. "Apesar de termos tido aumento de custo de produção, obviamente também atrelado à questão cambial, as relações de troca continuam muito favoráveis para a safra 2021/22", disse. "O que temos visto é que as rentabilidades naqueles negócios já celebrados para o ano que vem se mantêm em patamares muito parecidos ou, em alguns casos, até melhores do que os que estão sendo alcançados na safra 2020/21 e do que os que foram alcançados na safra 2019/20. Essa continuidade do processo de excelentes rentabilidades impulsiona a decisão de produtores de ampliarem as suas áreas."
De acordo com Pessôa, fornecedores de insumos, crédito e logística indicaram estar preparados para atender às necessidades de produtores de grãos, mas há espera no fornecimento de máquinas. "Não é em todos os setores do agro que estamos vendo essa mesma disponibilidade para atendimento de uma intenção de investimento muito grande para a safra 2021/22", ponderou. "Por exemplo, quem está tentando comprar máquina enfrenta dificuldade. Tem trator sendo entregue sem pneu, sem cabine, tem máquina parada no pátio das montadoras esperando peça. Quem tem que comprar hoje uma plantadeira ou colheitadeira para a próxima safra tem que se esperar."
Com isso, há desafios para atingir um novo recorde de área plantada de soja e milho na próxima safra. "Ele vai acontecer mas tem um desafio muito grande dentro da cadeia para o atendimento de todas as intenções de investimento e de expansão que produtores manifestaram agora durante o Rally", disse Pessôa.
Fonte: Broadcast Agro
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil