O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) esclarecem que a oferta de biodiesel brasileira é capaz de abastecer a demanda nacional de diesel na proporção da mistura obrigatória de 12%.
O MME e a ANP têm acompanhado diariamente o crescimento da demanda de diesel dada pela retomada da atividade econômica, em estreito diálogo com os distribuidores de combustíveis, produtores de biodiesel e a Petrobras.
A interação permanente com esses agentes permitiu que a ANP, alinhada com o MME, realizasse ajustes de forma rápida a garantir o abastecimento de diesel no País. Como exemplo, adotou a redução excepcional e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel dos atuais 12% para 10%, no período de 16 a 21 de junho de 2020. Outra ação importante foi a realização de um novo leilão (L74), de volume adicional ao Leilão de Biodiesel L72 realizado em abril, para entrega do biocombustível entre os dias 22 e 30 de junho.
As distribuidoras de combustíveis compram biodiesel, de forma exclusiva, através de leilões bimestrais organizados pela ANP. Dessa forma, o abastecimento do mês de junho é realizado com base no volume contratado nos leilões anteriormente citados. A baixa previsibilidade da demanda de diesel naquele momento trouxe a necessidade de atuação tempestiva do órgão regulador.
Além desse trabalho, MME e ANP, têm acompanhado a grade de carregamento de biodiesel no produtor, para avaliar eventual dificuldade logística e fiscalização dos agentes regulados.
A pandemia de COVID-19 impôs uma série de grandes desafios ao abastecimento de combustíveis. O Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis têm trabalhado juntos e ao lado dos agentes regulados para manter a regularidade do abastecimento nacional e fomentar a retomada da atividade econômica no País.
Fonte: MME
Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível
Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional
Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro
Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores