HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 jun 2020 - 18:20
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Abastecimento de biodiesel

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) esclarecem que a oferta de biodiesel brasileira é capaz de abastecer a demanda nacional de diesel na proporção da mistura obrigatória de 12%.


O MME e a ANP têm acompanhado diariamente o crescimento da demanda de diesel dada pela retomada da atividade econômica, em estreito diálogo com os distribuidores de combustíveis, produtores de biodiesel e a Petrobras.


A interação permanente com esses agentes permitiu que a ANP, alinhada com o MME, realizasse ajustes de forma rápida a garantir o abastecimento de diesel no País. Como exemplo, adotou a redução excepcional e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel dos atuais 12% para 10%, no período de 16 a 21 de junho de 2020. Outra ação importante foi a realização de um novo leilão (L74), de volume adicional ao Leilão de Biodiesel L72 realizado em abril, para entrega do biocombustível entre os dias 22 e 30 de junho.


As distribuidoras de combustíveis compram biodiesel, de forma exclusiva, através de leilões bimestrais organizados pela ANP. Dessa forma, o abastecimento do mês de junho é realizado com base no volume contratado nos leilões anteriormente citados. A baixa previsibilidade da demanda de diesel naquele momento trouxe a necessidade de atuação tempestiva do órgão regulador.


Além desse trabalho, MME e ANP, têm acompanhado a grade de carregamento de biodiesel no produtor, para avaliar eventual dificuldade logística e fiscalização dos agentes regulados.


A pandemia de COVID-19 impôs uma série de grandes desafios ao abastecimento de combustíveis. O Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis têm trabalhado juntos e ao lado dos agentes regulados para manter a regularidade do abastecimento nacional e fomentar a retomada da atividade econômica no País.


Fonte: MME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 abr 2024

Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores

+
SAIBA MAIS
29 abr 2024

Planejar transição energética é a prioridade no G20

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO