HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
09 set 2021 - 10:15
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

A importância dos negócios para a economia de baixo carbono

Ações de empresas precisam ser mais incisivas para combater a mudança climática


De acordo com uma análise divulgada pela consultoria PwC em março deste ano, o setor privado pode se tornar a ponte necessária para alcançar a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, a avaliação da instituição de auditoria é clara: líderes empresariais de diferentes países precisam agir imediatamente para alcançar as demandas da ciência, de governos, de investidores e da sociedade em geral.


Atualmente, cerca de 50% do PIB global já se comprometeu com a eliminação das emissões até o ano de 2050. Ao mesmo tempo, empresas públicas de grande porte começam a sofrer pressões para adotar medidas verdes, e a tendência é de que, em breve, empresas públicas menores e empreendimentos privados também passem a ser cobrados para agir de forma sustentável. Mas estes últimos estão caminhando mais lentamente em direção à economia verde.


Por enquanto, de acordo com o PwC, apenas 8% das 500 maiores empresas do mundo firmaram compromissos para zerar suas emissões de carbono. Contudo, entre elas, muitas ainda não especificaram que tipo de ações empregarão para combater a mudança climática. Assim, para os negócios que optarem por adotar imediatamente medidas sustentáveis, existe um cenário fértil para inovação, liderança e vantagens competitivas.


Mas a transição não será fácil. Para que se consiga implementar o caminho para a sustentabilidade, será preciso que as empresas realinhem suas estratégias de crescimento para alcançar a meta de emissões zero, adaptem seus modelos operacionais e cadeias de fornecimento, invistam em inovação, financiem projetos ligados à economia verde e priorizem a transparência e o engajamento, segundo análise da PwC.


Outras opções seriam o abastecimento elétrico dos prédios comerciais a partir de energias renováveis, a implementação de veículos à base de combustíveis limpos entre a frota das empresas e o investimento na correta disposição de resíduos e no uso da água. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 55% das soluções para a crise do clima virão de sistemas de energia melhores, e os outros 45% será fruto da aplicação de mecanismos de economia circular.


Nesse contexto, a tecnologia desponta como meio útil de estabelecer e acelerar mudanças sustentáveis. E o mercado está reconhecendo esse movimento: entre 2013 e 2018, o investimento de venture capital em tecnologias ligadas à mudança climática cresceu 4200%.


Ainda assim, há muito a ser feito. Quanto mais tempo os negócios levarem para agir em relação ao aquecimento global, mais intensos serão seus efeitos, que trazem prejuízos econômicos, políticos e sociais significativos. A jornada será longa, mas, se formos bem-sucedidos, a recompensa será grande.


Fonte: Exame

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO