HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
16 jan 2017 - 10:35
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Oslo proíbe veículos diesel no centro da cidade

Até que o ar seja purificado, livre de poluição ambiental e  fumaça, a capital norueguesa proibirá a circulação de carros diesel, no centro da cidade, entre as 6 e as 22 horas.


De acordo com o conselho municipal, os carros diesel serão proibidos de circular no centro de Oslo, entre as 6 e as 22 horas, a partir desta terça-feira(17). A iniciativa já havia sido ponderada em 2016 por conta da poluição ambiental.

Com a implementação desta nova medida, que se aplica apenas às estradas da cidade e não às auto-estradas nacionais, espera-se que a poluição do ar desapareça ao longo dos próximos dias. A capital norueguesa não é a única nesta batalha. Em dezembro, Paris, Madrid, Atenas e México prometeram proibir os veículos diesel até 2025.

As autoridades europeias, em particular, estão invertendo rapidamente sua rota. No início, a Noruega, e muitos outros países, impeliram o uso de carros diesel como uma alternativa mais ecológica através de vários incentivos, entre eles, fiscais, já que os carros diesel emitem menos dióxido de carbono que os motores a gasolina tradicionais.


Contudo, os carros diesel produzem dióxido de nitrogênio - partículas que causam poluição do ar e forte nevoeiro - tornando-os responsáveis por milhares de mortes precoces. Oslo justificou a proibição alegando que, por vezes, as emissões de gases são tão elevadas, que crianças com problemas respiratórios ou adultos com doenças cardíacas foram aconselhados a restringir suas atividades ao ar livre.

Alguns noruegueses expressaram o seu descontentamento com a medida. 'Primeiro, incentivam as pessoas a comprarem carros a diesel, para depois descobrirem que, afinal, a medida não era ambientalmente amigável', escreveu Bea Berit Borge, na página do jornal norueguês Dagbladet.

Odd Fredrik Nymark salientou: 'Devemos iniciar um novo movimento: ‘Vamos recuperar a nossa cidade’. Não queremos uma cidade que seja somente acessível aos políticos e aos burocratas para uma cerveja de sexta-feira. A cidade deve ser para pessoas que trabalham'.

Vale ressaltar que, caminhões que utilizam o mais recente padrão de motores diesel, veículos de emergência e carros diplomáticos estão isentos desta proibição.

Fonte: Jornal Econômico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 mai 2022

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

ONU lança plano para impulsionar uso de energias renováveis

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

Por que engolimos o que a indústria petroleira e os ambientalistas nos dizem?

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

O biodiesel pode ajudar a combater as desigualdades de saúde em comunidades carentes de Justiça Ambiental

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

Dez países que estão recuando nas políticas para biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO