Até que o ar seja purificado, livre de poluição ambiental e fumaça, a capital norueguesa proibirá a circulação de carros diesel, no centro da cidade, entre as 6 e as 22 horas.
De acordo com o conselho municipal, os carros diesel serão proibidos de circular no centro de Oslo, entre as 6 e as 22 horas, a partir desta terça-feira(17). A iniciativa já havia sido ponderada em 2016 por conta da poluição ambiental.
Com a implementação desta nova medida, que se aplica apenas às estradas da cidade e não às auto-estradas nacionais, espera-se que a poluição do ar desapareça ao longo dos próximos dias. A capital norueguesa não é a única nesta batalha. Em dezembro, Paris, Madrid, Atenas e México prometeram proibir os veículos diesel até 2025.
As autoridades europeias, em particular, estão invertendo rapidamente sua rota. No início, a Noruega, e muitos outros países, impeliram o uso de carros diesel como uma alternativa mais ecológica através de vários incentivos, entre eles, fiscais, já que os carros diesel emitem menos dióxido de carbono que os motores a gasolina tradicionais.
Contudo, os carros diesel produzem dióxido de nitrogênio - partículas que causam poluição do ar e forte nevoeiro - tornando-os responsáveis por milhares de mortes precoces. Oslo justificou a proibição alegando que, por vezes, as emissões de gases são tão elevadas, que crianças com problemas respiratórios ou adultos com doenças cardíacas foram aconselhados a restringir suas atividades ao ar livre.
Alguns noruegueses expressaram o seu descontentamento com a medida. 'Primeiro, incentivam as pessoas a comprarem carros a diesel, para depois descobrirem que, afinal, a medida não era ambientalmente amigável', escreveu Bea Berit Borge, na página do jornal norueguês Dagbladet.
Odd Fredrik Nymark salientou: 'Devemos iniciar um novo movimento: Vamos recuperar a nossa cidade. Não queremos uma cidade que seja somente acessível aos políticos e aos burocratas para uma cerveja de sexta-feira. A cidade deve ser para pessoas que trabalham'.
Vale ressaltar que, caminhões que utilizam o mais recente padrão de motores diesel, veículos de emergência e carros diplomáticos estão isentos desta proibição.
Fonte: Jornal Econômico