HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
10 ago 2017 - 05:54
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Os efeitos da poluição do ar na saúde, em mortes prematuras e na economia

Confira os principais estudos, artigos e levantamentos que comprovam de maneira técnica que transporte coletivo é essencial para a preservação da vida humana


Dizer que a poluição mata e que as medidas atualmente tomadas pelas cidades em todo mundo são insuficientes não é coisa dos popularmente chamados 'ecochatos' e parece até algo óbvio. No entanto, alguns dados ajudam a dimensionar o que já parece ser consenso: a poluição é mais nociva do que muita gente pensa e a ampliação das redes de transportes, tanto por trilhos como por ônibus, é essencial para a preservação da vida humana.

Não existe catastrofismo nestes estudos, mas levantamentos de dados reais. Pelo contrário, em muitos casos, há possibilidade de números subestimados.

Por isso, o Diário do Transporte traz nesta reportagem especial, alguns dos principais estudos nacionais e internacionais que alertam para o problema e, não somente isso, mas mostram soluções para gestores públicos, para a iniciativa privada, para os operadores de serviços de mobilidade urbana e toda a população.

São extensos trabalhos, considerados pela comunidade científica importantes para as discussões dos problemas e também para servir de base para outros estudos. Este é o intuito da reportagem do Diário do Transporte: reunir pelo menos alguns dos materiais presentes no vasto universo acadêmico para contribuir assim na busca para que as cidades ofereçam uma vida melhor a todos.

Além do estímulo ao transporte público, os estudos mostram a necessidade da mudança da matriz energética, não dependendo apenas de combustíveis fósseis, em especial o óleo diesel, para movimentar os ônibus: ônibus híbridos, trólebus, ônibus elétricos a bateria, o ônibus a gás natural, ônibus a etanol, biodiesel, biocombustível, diesel de cana de açúcar… enfim, alternativas não faltam.

Não existe uma fórmula mágica e seria ingenuidade depender apenas de uma alternativa.

Os estudos mostram que o ideal é haver uma frota de ônibus com 'mix' de tecnologias para reduzir dependências econômicas e sociais em relação a fabricantes de combustíveis, insumos e veículos.

Continue lendo aqui.

Fonte: Diário do Transporte
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO