HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
05 jun 2017 - 08:49
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Óleo usado no McDonald’s vira biodiesel e produtos de limpeza

O Dia Mundial do Meio Ambiente está chegando e o McDonald’s tem diversas ações voltadas à preservação ambiental


O óleo usado é um produto com grande potencial de contaminação ambiental: cada litro de óleo descartado nas redes de esgoto ou no solo pode poluir até 20 mil litros de água (fonte: Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa). No McDonald’s, todo o óleo utilizado na preparação dos alimentos é coletado por empresa especializada, que dá destinação adequada ao produto.

Nos 13 restaurantes da rede localizados no Espírito Santo são coletados, em média, 3.250 litros de óleo usado por mês. O material é recolhido semanalmente numa operação que é monitorada pela Ambiensys Gestão Ambiental, empresa que tem sede em Curitiba (PR) e conta com parceiros locais no Espírito Santo. O óleo recolhido é destinado à produção de biodiesel e de produtos de limpeza.

O cuidado do McDonald’s com o meio ambiente não se restringe à destinação adequada do óleo usado. Alguns restaurantes da rede no Espírito Santo também fazem o reaproveitamento da água do ar-condicionado. A água recolhida é utilizada na limpeza dos ambientes.

Iniciativas como a de reaproveitamento de água e descarte adequado do óleo demonstram o compromisso do McDonald’s com a sustentabilidade, segundo observa Leonardo Lima, diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados, operadora da rede na América Latina. 'Promover a proteção dos recursos naturais e gerar o respeito aos direitos humanos nas comunidades onde atuamos está na agenda de temas prioritários da Arcos Dourados', destaca Lima.

Você sabia que o óleo de cozinha que você utiliza em casa também pode ter destinação adequada em vez de ser descartado no ralo? Algumas Prefeituras mantêm pontos de coleta do material. Basta acondicionar em uma garrafa plástica (tipo embalagem pet) e manter bem fechado, entregando em um desses pontos. Você pode se informar sobre o serviço na Prefeitura da sua cidade. Vitória, por exemplo, é uma das que oferece a facilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02 dez 2024

USP abre matrículas para disciplina sobre transição energética

+
SAIBA MAIS
02 dez 2024

Demanda por SAF aumenta pressão por incentivos para produção em escala

+
SAIBA MAIS
02 dez 2024

RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
29 nov 2024

Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal

+
SAIBA MAIS
29 nov 2024

Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO