HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 jul 2017 - 05:44
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Óleo de cozinha: veja os problemas quando despejamos na pia

Despejar óleo de cozinha no ralo da pia não é uma atitude ambiental mais correta a ser tomada. O que fazer com ele então? Saiba tudo agora.


óleo de cozinha é um grande aliado na hora de fritar alimentos nas residências e estabelecimentos comerciais. Mas, após a utilização do óleo surge aqueles segundos de dúvida, onde colocar o óleo de cozinha usado? Quando é despejado no ralo da pia, colocado em sacos de lixo ou acondicionado em recipientes para depois descartar como lixo comum, estará prejudicando o meio ambiente, com riscos em contaminar a água, o solo e ar.

Se livrar do problema do óleo inservível de maneira errada, prejudica o ecossistema, causa prejuízos financeiros e, por isso devemos tomar muito cuidado na hora de pensar em jogar fora.

Problemas causados com descarte inadequado do óleo de cozinha usado:


Entupimento da rede de esgoto


Quando o óleo é jogado na pia, junto com restos de alimentos, obstrui as canalizações com formação de placas de gorduras que, por sua vez geram mais problemas, pois, atrai animais e insetos, tais como: ratos, baratas etc.

Causa entupimentos na rede de esgoto, o que resulta em prejuízos econômicos.

Contaminação da água


Além disso, o óleo de cozinha usado vai para as estações de tratamento de esgoto (ETEs), onde passam por um processo de depuração química para, só depois ser descartado com segurança. Mas, boa parte das cidades brasileiras, não possuem tratamento de esgoto em sua totalidade, e a parte não tratada segue para os mananciais, contaminando-os, prejudicando o ecossistema marinho.

Contaminação do solo


O óleo de cozinha usado, quando acondicionado e descartado com o lixo comum, existe grande probabilidade de ir parar nos lixões, que é um local totalmente inadequado para depósito de lixo, pois, não possui nenhum tipo de controle ambiental do solo, afim de evitar sua #contaminação. Pode ocorrer, tanto a contaminação do solo, quanto dos lenções freáticos, através da infiltração do óleo na terra.

Contaminação do ar


O descarte irregular do óleo usado pode também ocasionar poluição do ar, já que o processo da sua decomposição libera gás metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, causador do aquecimento global, aumentando a temperatura da terra.

Solução: o que fazer com óleo usado?


#reciclagem, ou seja, transformá-lo em outro produto, como o sabão em barra. É a alternativa mais viável a ser tomada, pois a simples ação em descartar o óleo de cozinha de forma errada pode gerar muitos problemas para o meio ambiente e, consequente para nós mesmo.

Como fazer: acondicione o óleo de cozinha usado, livre de restos de alimentos, em um recipiente fechado e, procure um ponto de recebimento desse material em sua cidade. Se não souber onde se localizam, procure o órgão ambiental municipal responsável e solicite orientações.

#Produzir biodiesel, são várias as vantagens do biodiesel de óleo de fritura em relação ao diesel de petróleo: renovável e isento de enxofre, esse biodiesel pode ser usado em motores diesel sem necessidade de adaptação dos veículos. Além disso, apresenta maior lubrificamento, acarretando maior vida útil do motor, e polui 80% menos na emissão de gases de efeito estufa. Quando se fala em biodiesel produzido a partir do óleo de fritura, o pesquisador lembra também que o resíduo da cozinha deixa de ser descartado no meio ambiente. Apenas no Brasil, são gerados cerca de 5,5 bilhões de litros de óleo de fritura por mês. Menos de 5% desse resíduo é reciclado ou tem destinação ambiental correta. E o mais grave: um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável, dados alarmantes que apontam a importância do desenvolvimento de estudos como esse.

Fonte: Blasting News com complemento do jornal Estado de Minas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO