HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
22 mai 2018 - 04:29
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O futuro do biodiesel argentino nos mercados estrangeiros

As autoridades econômicas do governo nacional planejam aumentar o direito de exportar biodiesel dos atuais 8% para uma base de pelo menos 15%. Na União Européia avança uma nova investigação orientada a bloquear novamente a entrada do biocombustível argentino naquele mercado.


A situação da indústria de processamento de biodiesel - que faz parte da cadeia de valor da soja - enfrenta uma situação complexa. Os negociadores argentinos tentam que, após o bloqueio aplicado pelo governo dos EUA, a administração de Donald Trump autorize uma cota de importação de biodiesel local isenta de tarifas (embora não seja uma tarefa simples).

"O desafio para a indústria de biodiesel Argentina passa por alcançar um aumento progressivo dos atuais 12% para 15% e depois para 20%", disse Claudio Molina, diretor-executivo da Associação Argentina de Biocombustíveis e Hidrogênio.

"Você poderia até mesmo avaliar a implementação do uso direto do biodiesel, com bombas B100, para aproveitar o relativo baixo preço que o biodiesel tem hoje comparado ao diesel", acrescentou. Molina lembrou ainda que há projetos para incorporar uma mistura de biodiesel de 20% no transporte automotivo de passageiros.

Apesar de uma resolução (1125/13) estar em vigor desde 2014, indicando que em "empresas onde é tecnicamente possível usar biodiesel para geração de energia" elas devem utilizar pelo menos B10, o uso de biocombustível para esse fim não está sendo implementado. "O governo tem uma obrigação - e isso não acontece - de buscar o cumprimento dessa regra", avisou Molina.

No primeiro trimestre de 2018, de acordo com os últimos dados oficiais publicados, as exportações argentinas de biodiesel totalizaram 319.109 toneladas, com um valor FOB de 223,6 milhões de dólares. De janeiro a março de 2017, 180.750 toneladas foram colocadas em mercados estrangeiros. 50% do volume total exportado nos primeiros três meses deste ano foi colocado nos Países Baixos, enquanto outros 37% seguiram para Malta (país membro da UE). O restante das vendas foi para o Canadá (9%) e o Peru (4%).

No entanto, as autoridades da Comissão Europeia (CE) lançaram, no final de janeiro passado uma nova investigação ( "processo anti-subvenções") contra o biodiesel originário da Argentina, na tentativa de bloquear novamente a entrada do produto no bloco, em algum momento do último trimestre de 2018 ou no primeiro de 2019.

"Substituir mercados nos EUA e na Europa é muito difícil, existem mercados interessantes como o Canadá e a Austrália, muito lentamente, você pode aproveitar a abertura gradual da China e da Índia, e não descartar um ou outro país na Ásia-Pacífico, onde competimos com o óleo de palma da Indonésia e da Malásia ", explicou Molina.

"Um possível aumento do retenções, num contexto de baixos preços de biodiesel nos mercados internacionais, vai afetar muito a economia das empresas exportadoras, que devem lutar para manter o ritmo com os negócios sendo desenvolvidos", disse ele.

A publicação original você confere aqui.

Fonte: Agritotal
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO