HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
17 nov 2016 - 09:43
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Nova iniciativa para biocombustíveis, RenovaBio é destaque em conferência para o setor

Iniciativa do MME busca dialogar expansão do setor de biocombustíveis


O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, destacou nesta quarta-feira (16/11) as ações do RenovaBio - Biocombustíveis 2030, iniciativa em desenvolvimento no Ministério de Minas e Energia (MME) cujo objetivo é garantir a expansão da produção de biocombustíveis no país baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e financeira, compatível com o crescimento do mercado e em harmonia com os compromissos brasileiros assumidos na COP21. A iniciativa está em debate entre o MME e os diversos segmentos do setor, e deverá entrar em consulta pública em breve.

Félix falou sobre a iniciativa durante a abertura da Conferência BiodieselBR 2016, em São Paulo. O evento é o principal de biodiesel do País e reúne líderes, empresários e representantes de toda a cadeia de produção e comercialização, desde o campo até o consumidor final.

Durante sua fala, Félix lembrou que a RenovaBio busca, por meio do diálogo e do processo construtivo transparente e participativo, convergências sobre a relevância do biodiesel, do etanol e de novos biocombustíveis no presente e no futuro da matriz energética nacional. O resultado desse processo deverá ser consolidado e disponibilizado para consulta pública até o final do 1º trimestre 2017.

Biodiesel B8 a partir de março de 2017

O Brasil é atualmente o segundo maior produtor e consumidor mundial de biodiesel, com um volume atual de aproximadamente de quatro bilhões de litros anuais. A partir de março do próximo ano, o percentual de biodiesel na mistura com o diesel será de 8% (biodiesel B8), aumento de 14% em relação à mistura B7 em vigor.

Para atender à demanda para B8, estima-se que até 20% da soja produzida na próxima safra será destinada à produção de biodiesel, tendo como coproduto direto a produção de 16 milhões de toneladas de farelo de soja - uma proteína fundamental na criação de aves e suínos. Produzir biodiesel significa um combustível mais limpo.

Fonte: Assessoria MME com adaptações Aprobio
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 mai 2022

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

ONU lança plano para impulsionar uso de energias renováveis

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

Por que engolimos o que a indústria petroleira e os ambientalistas nos dizem?

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

O biodiesel pode ajudar a combater as desigualdades de saúde em comunidades carentes de Justiça Ambiental

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

Dez países que estão recuando nas políticas para biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO