HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 jan 2017 - 08:04
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

No Parlamento Alemão, ministro defende produção sustentável de alimentos e de energia

A convite de Bärbel Hohn, do Partido Verde, Maggi se reúne com parlamentares daquele país


Brasília (24/01/2017) - A bioeconomia foi o assunto predominante do discurso do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, na Comissão de Agricultura do Parlamento Alemão, atendendo convite da deputada Bärbel Höhn, do Partido Verde. Em viagem para participar da reunião de Ministros da Agricultura do G-20, em Berlim, Maggi falou a parlamentares da Alemanha em 'garantir segurança alimentar e energia tomando parte na ação climática'.

A avaliação é de que a bioeconomia abre oportunidades ao Brasil, já que o país reúne a maior diversidade biológica do planeta, com ativos de interesse para a economia. É o caso de produtos e de processos de base biológica utilizados em áreas como a agricultura, a saúde, em processos industriais e na geração de energia.

'Há um potencial de sinergias a serem explorados', defendeu Blairo Maggi, lembrando que essa foi a motivação do lançamento da Plataforma Biofuturo, 'com foco na segunda geração de bioenergia e de bioinsumos', na COP-22, em Marrakech (Marrocos). A segunda geração de bionergia compreende o uso de variadas fontes de biomassa.

'No Brasil, estamos especialmente investindo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o etanol de segunda geração. Esperamos utilizar sobras e desperdícios de cana-de-açúcar, que hoje estão com utilização abaixo do potencial', destacou. A segunda geração, acrescentou, abrirá portas para todos os países acelerarem sua transição para a bioeconomia.

Segundo Maggi, a possibilidade de maior uso de resíduos agrícolas, como palhas, inclusive do arroz, pode ser mais bem aproveitada. 'Temos alguma experiência com o uso de palha de arroz'. E destacou o crescimento do uso de sebo bovino para a produção de biodiesel. 'Antes desperdiçado, hoje o sebo é responsável por cerca de 15% da produção brasileira de biodiesel.'

Etanol

Sobre o etanol, Maggi esclareceu que 'não concorre com a produção de alimentos', havendo estoque de mais de 160 milhões de hectares de pastagens de baixo rendimento, que cedem área para a agricultura ao mesmo tempo em que produtividade aumenta. ' E temos um zoneamento para a cana-de-açúcar que protege a Floresta Amazônica e os demais biomas de alta biodiversidade'.

Bancada Verde

O ministro disse que em reunião com parlamentares do Partido Verde, incluindo o líder da bancada, Anton Hofheiter, causou impacto o seu relato sobre avanços na área ambiental obtidos pelos produtores agrícolas brasileiros. 'Eles ficaram surpresos com os números que apresentei, com a consistência e a determinação que os produtores têm em fazer uma agricultura respeitando o que mais defendem: o meio ambiente'.

Entre os dados apresentados, Maggi destacou que, na década de 1990, eram utilizados 190 milhões de hectares pela pecuária, com rebanho de 140 milhões. Em 2015, eram 160 milhões de hectares e um rebanho de 215 milhões. Disse ainda que o Brasil tem 41,2% de energia renovável, sendo 29,1% originária do campo, como bioenergia. Enquanto isso, a média mundial é de 13% de energia renovável.

Fonte: Assessoria Mapa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO