HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 abr 2017 - 09:19
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Montadora Sueca testa caminhão com 100% biodiesel em Buenos Aires

Realizado em caminhão da empresa de coleta de resíduos sólidos, a Cliba, projeto reduziu em 80% as emissões de gases poluentes do veículo


A montadora sueca Scania fez seu primeiro teste com um veículo abastecido inteiramente com biodiesel na Argentina. O projeto foi realizado com o auxílio de um caminhão da empresa de coleta de resíduos sólidos, Cliba, na capital Buenos Aires. O teste automotivo terminou com resultados bastante satisfatórios no quesito redução de emissões, foram 80% menos partículas poluentes na atmosfera e emissões de dióxido de enxofre zero.

A divulgação dos números obtidos pela Scania acontece em um momento de disputa entre os produtores argentinos e as fábricas locais de automóveis. Enquanto o governo promove uma expansão no uso de biocombustíveis (biodiesel e etanol) no país, os fabricantes de veículos temem que isso acabe prejudicando a produção automotiva local.

Além disso, o combustível renovável e de produção sustentável enfrenta hoje (27) uma importante batalha nos EUA. Mauricio Macri, presidente argentino, deve negociar com Donald Trump, a retomada da exportação do insumo paralisado por conta de uma petição judicial dos produtores americanos sob a alegação de dumping.

Confira abaixo o comunicado da montadora para a imprensa do país. 

A Scania realizou recentemente testes com um caminhão movido a 100% biodiesel. Concluído com êxito, o projeto piloto reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 80% e as emissões de dióxido de enxofre a zero.

Para esse programa, a Scania Argentina contou com a parceira da Baisur Motor e da empresa CLIBA, responsável pela coleta de resíduos sólidos em Buenos Aires. 

"A fase experimental durou pouco mais de um ano, produzindo resultados muito positivos", afirma o gerente de Vendas da Companhia, Guillermo Hughes.

A montadora coordenou, junto à Cliba, todo o projeto inclusive oferecendo apoio técnico para a avaliação dos resultados parciais e finais através da realização de testes de laboratório.

"Para fazer uma avaliação correta, dois caminhões idênticos com rotas semelhantes, um deles abastecido com diesel comercial e outro com 100% de biodiesel, foram utilizados em comparação. Durante o programa, foram avaliadas e consideradas as características climáticas de ensaio (inverno e verão), a qualidade de óleos lubrificantes, filtros, bicos e limpeza de tanques. Em seguida, após um ano de aferições, foram realizados os desmontes dos motores por completo. Isso nos permitiu provar que ambos estavam em perfeitas condições de limpeza mecânica", ressaltou Hughes.

Globalmente, a empresa realiza pesquisas sobre combustíveis alternativos para diferentes tipos de operações. "A Argentina não é exceção a esta filosofia, estamos muito animados com os resultados alcançados a níveis ambientais e técnicos. É importante observar o trabalho minucioso e profissional feito pela empresa Cliba, bem como o seu compromisso contínuo com a oferta de soluções para a comunidade, cada vez mais eficientes e sustentáveis no quesito higiene urbana", concluiu o executivo.

Por sua parte, Guillermo Virano, gerente da Cliba Buenos Aires, disse que "o caminho da sustentabilidade é um desafio pelo qual a empresa procura estabelecer normas de gestão em conformidade com os compromissos contratuais e os interesses e necessidades da sociedade". 

Fonte: AUTOBLOG.COM.AR com adaptações Aprobio
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO