HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
31 jan 2017 - 08:58
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Mobilidade é reforçada com investimentos em tecnologia em 2017

Entre ações articuladas para este ano, destacam-se a implementação do bilhete único e o início da operação da faixa exclusiva da EPTG, como prevê o projeto


O governo de Brasília precisou tomar uma série de medidas para equilibrar o sistema de transporte público e, ao mesmo tempo, compensar anos de falta de investimento no setor. Ações como a diminuição do número de fraudes, o maior controle das gratuidades, os reajustes nas passagens para acompanhar a elevação dos custos do sistema, utilização de biocombustíveis (biodiesel), por exemplo, possibilitarão que neste ano a população sinta vários benefícios ligados à mobilidade no Distrito Federal.


A lista de investimentos é extensa e envolve avanços que estavam impedidos há décadas, como a utilização do corredor exclusivo para ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), conforme prevê o projeto. A questão será resolvida neste ano, segundo a Secretaria de Mobilidade, com a aquisição dos ônibus adaptados com a porta do lado esquerdo. 'O governo deixa de desembolsar um recurso muito grande e passa a ter fôlego para investimentos', resume o titular da pasta, Fábio Damasceno.

Com a estagnação de quase uma década no valor das tarifas, até setembro de 2015, segundo Damasceno, as concessionárias precisaram conter os gastos e priorizar itens como o pagamento dos salários de seus contratados. 'O salário do motorista sobe todo ano cerca de 10%. Cresceu 160% em dez anos', explica.

De acordo com ele, o congelamento impossibilita capacitações dos funcionários, manutenções preventivas da frota e outras ações para a melhoria do serviço. 'As empresas tinham que tirar o dinheiro que era do investimento e que o Estado tem o dever de cobrar.'

Mobilidade ligada à tecnologia


Os primeiros resultados de investimento deste ano já devem aparecer a partir do mês que vem. O governo lançará o decreto para a implementação do bilhete único, com o qual o passageiro poderá utilizar a integração de forma semelhante à que ocorre atualmente com o cartão cidadão.

A diferença é que a novidade poderá ser adquirida com maior facilidade, em padarias e farmácias, por exemplo. A recarga poderá ser feita, inclusive, pela internet.

A expectativa, segundo o secretário, é que no futuro a nova ferramenta também possibilite a integração com as bicicletas compartilhadas, além dos ônibus e do metrô. 'Brasília começa a entrar na era de investimentos em tecnologia para a mobilidade', observa.

O mesmo decreto determinará a instalação de biometria facial e de GPS nos ônibus e criará o centro de supervisão operacional, para a gerência do sistema. Isso auxiliará o governo no combate a fraudes e possibilitará que o passageiro seja informado em tempo real sobre o horário das linhas.

Manutenção dos terminais


Além dos 14 terminais inaugurados desde 2015, o governo planeja novas entregas e início de mais obras para 2017, como a do Terminal Asa Norte, bastante esperado por quem passa pela região. Licitação a ser feita pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans) possibilitará a abertura de quatro estações do Expresso Sul, que permanecem fora de operação desde que esse sistema começou a funcionar.

Também no primeiro semestre, serão entregues seis novos ônibus movidos a biodiesel. O combustível emite menos gases que agravam o efeito estufa e se juntarão a outros nove que começaram a rodar no dia 12. Os veículos não têm escada, contam com piso baixo, ar-condicionado, câmbio automático, motor traseiro, carroceria moderna e velocidade controlada para 60 quilômetros por hora.

Outra medida bastante aguardada pela população é a renovação da frota das cooperativas que, segundo Fábio Damasceno, não é trocada há quase dez anos. Já em fevereiro, a ideia é entregar cerca de novos 30 micro-ônibus à comunidade.

Fonte: Agência Brasília
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO