HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 jan 2017 - 11:04
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

MME realiza 1ª reunião da Mesa de Abastecimento de Biodiesel

Encontro busca aproximar diálogo de setores produtivo e de distribuição com governo federal


Para reforçar o diálogo com o setor e seus diversos agentes, o Ministério de Minas e Energia promoveu nesta quarta-feira (18/01) a primeira reunião da Mesa de Abastecimento de Biodiesel. O encontro segue o modelo de relacionamento já existente com o segmento do Etanol, e vai buscar regularmente reduzir assimetrias de informação entre governo, setor produtivo e setor de distribuição, além de avaliar periodicamente o abastecimento de biodiesel e as variações envolvendo safra e entresafra.

Durante a abertura do encontro, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Márcio Félix, destacou que o segmento tem tido papel de destaque no MME e lembrou dos avanços que serão conquistados com o RenovaBio, iniciativa que busca a expansão dos biocombustíveis. "O setor de biocombustíveis do País já é reconhecido internacionalmente, mas a gente tem uma oportunidade nova de dar um salto a mais, de maneira que a gente entre em um novo patamar", disse.

Na reunião, entidades do setor produtivo apresentaram informações sobre safra de soja e de outras matérias-primas relevantes para os biocombustíveis. Também foram relatados os dados referentes a exportação, esmagamento, outros mercados do segmento e a expectativa de demanda do biodiesel. Já o setor de distribuição falou sobre a expectativa do mercado de diesel e sobre a demanda bimensal de biodiesel.

"A Mesa é um mecanismo fundamental para antevermos desafios e minimizar o efeito da sazonalidade e do risco agrícola no mercado energético do biodiesel, do qual depende a integralidade do transporte coletivo de pessoas e cargas em veículos tipo diesel. O aprofundamento das questões e redução das assimetrias de informação entre produção e distribuição é também fundamental para a iniciativa privada melhor se programar", disse o coordenador-geral de Biodiesel e outros biocombustíveis, Ricardo Gomide.

Além de autoridades do MME, participaram do encontro representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação dos Produtores de Biodisel do Brasil (Aprobio), da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), do Sindicato das Distribuidoras Regionais Brasileiras de Combustíveis (Brasilcom) e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom)

A expectativa do MME é que sejam realizadas seis reuniões da Mesa de Abastecimento de Biodiesel, com espaço de dois meses entre os encontros, sempre na sede do MME, em Brasília.

Fonte: MME
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO