HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
28 fev 2018 - 10:11
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministro Coelho Filho defende aumento da mistura de biocombustíveis no diesel

Declaração foi dada durante homenagem prestada ao ministro de Minas e Energia pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), ontem, em Brasília


 Brasília (DF), 28 de fevereiro de 2018 - O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, defendeu em evento na noite de terça-feira (27.02) o aumento da mistura de biodiesel na matriz de combustível do pais. 'Minha geração tem compromisso com a sustentabilidade. E nosso país é grande demais e tem muitos desempregados, eu não poderia perder a oportunidade de apoiar um projeto como o RenovaBio e incentivar a produção de biodiesel', disse ele, durante homenagem que recebeu da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), em Brasília.

Durante a homenagem, Coelho Filho recebeu das mãos do presidente da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella, a Chancela 'Defensor do Combustível Verde'. A homenagem é entregue aqueles que trabalham pelo reconhecimento dos benefícios dos biocombustíveis para as áreas de Economia, Meio Ambiente e Saúde no País.

'Temos que destacar aqui o fantástico empenho do ministro Coelho Filho para conseguirmos a aprovação da antecipação do B10 (10% de adição de biodiesel no diesel fóssil) e no projeto RenovaBio', afirmou Battistella.

Além do ministro Coelho Filho, também foram homenageados os senadores Cidinho Santos (PR-MT), da Comissão de Meio Ambiente do Senado e vice-presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, e o deputado Evandro Gussi (PV-SP), que foi o autor do projeto do RenovaBio na Câmara dos Deputados e é presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel.

Em seu discurso, o senador Cidinho destacou o incentivo do presidente Michel Temer ao RenovaBio. 'Temer regulamentou o projeto. O setor de biodiesel estava desmotivado, com empresas fechando, e o novo marco regulatório trouxe um novo momento, com repercussão no Brasil e no exterior', afirmou.

Representando o setor produtivo, estiveram presentes o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, além de representantes da Abiove e de diversas empresas da cadeia do Biodiesel.

A Chancela 'Defensor do Combustível Verde' (o biodiesel) é uma homenagem da Aprobio aos esforços de representantes do Executivo e do Legislativo, reconhecendo o trabalho desenvolvido por essas autoridades em torno da aprovação da antecipação do uso do B10, que inicia no dia 1º de março desse ano, e do RenovaBio, programa que traça diretrizes conjuntas para o reconhecimento do papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética nacional, tanto para a segurança energética quanto para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

O presidente Battistella ressalta o papel desempenhado pela sociedade civil, tendo a Aprobio e outras entidades do setor à frente, que colaboraram na aprovação dos projetos do B10 e do RenovaBio. 'Esses projetos atingem três áreas principais, as três muito importantes para o país. Eles irão ter impacto no campo, ampliando a produção das matérias primas necessárias para o crescimento do ciclo do biodiesel, como soja, girassol, canola e gordura animal, gerando mais empregos e incentivando a agricultura, em especial a familiar, aumentando a qualidade de vida dessas comunidades', destaca. 'Além disso, com o aumento na mistura do diesel, vai melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades, beneficiando os moradores e os governos locais, que vão gastar menos dinheiro em saúde', diz Battistella.

Ainda para o presidente da Aprobio, é importante destacar que o Brasil irá gastar menos dinheiro com a importação de diesel fóssil, melhorando nossa balança comercial. 'Por fim, ao ser implementado, o RenovaBio e o B10 vão contribuir para que o nosso país cumpra as metas dos acordos internacionais para a redução do efeito estufa até 2030', conclui Battistella.

Confira alguns cliques do evento:

[caption id="attachment_19725" align="aligncenter" width="640"] Fernanda Bocchi (Bocchi), Erasmo Carlos Battistella (Aprobio e BSBIOS), Diego Ferrés (Ubrabio), Janaína Lemes (Caramuru), Gustavo Diaz (BASF), Rodrigo Prosdócimo (Bio Óleo)[/caption]

[caption id="attachment_19727" align="aligncenter" width="640"] Senador Valdir Raupp, Diego Ferrés, Deputado Evandro Gussi, Ministro Fernando Coelho Filho, Erasmo Carlos Battistella[/caption]

[caption id="attachment_19731" align="aligncenter" width="640"] Julio Minelli, Diego Ferrés, Deputado Evandro Gussi, Leandro Carbone (3Tentos), Fernanda Bocchi, Senador Valdir Raupp, Senadora Ana Amélia, Erasmo Carlos Battistella, Ministro Fernando Coelho Filho, Gustavo Diaz, Senador Cidinho Santos, Rodrigo Prosdócimo, Janaína Lemes[/caption]

[caption id="attachment_19733" align="aligncenter" width="640"] Discurso de abertura do Presidente do Conselho da Aprobio[/caption]

 

[caption id="attachment_19735" align="aligncenter" width="640"] Deputado Evandro Gussi discursa[/caption]

 

[caption id="attachment_19737" align="aligncenter" width="640"] Senador Cidinho Santos discursa[/caption]

[caption id="attachment_19741" align="aligncenter" width="640"] Brinde pelo Renovabio e B10[/caption]

[caption id="attachment_19743" align="aligncenter" width="640"] Diretor Superintendente da Aprobio, Julio Minelli, parabeniza e agradece o Ministro Fernando Coelho Filho pelo apoio ao setor de biocombustíveis[/caption]

Créditos da fotos - Adriano Machado Fotografia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO