La Paz, Baja California Sur (BCS ) - Com o objetivo
de oferecer novas alternativas para a produção de biodiesel, a estudante da
Universidade Autônoma de Baja California Sur (UABCS) ,
Ana Lilia Perea Rojas, irá conduzir um projeto de pesquisa para analisar as propriedades das microalgas para a produção de biodiesel.
Nesse sentido, a universidade ressaltou que atualmente a obtenção de biocombustíveis a partir da agricultura e marinha é quase insustentável por se tratar de uma produção bastante cara, uma vez que exigem grandes quantidades de água para irrigar as culturas e os produtos necessários.
Vale ressaltar que o estudo será baseado em novas espécies que permitem a produção de biodiesel a um custo menor, considerando a microalga
Schizochytrium sp , como uma opção favorável.
A jovem pesquisadora informou que as espécies de microalgas podem alcançar seu tamanho máximo no prazo de 7 dias, além de que não precisarem de muita água ou grandes extensões de terra para o cultivo.
"Será um biocombustível extraído de produtos vegetais só que cultivados no mar. Em teoria, estima-se que 80% da matéria-prima, da microalga processada, seja formada de gordura que pode ser utilizada para produzir o biodiesel,"disse Rojas
.
Finalmente, a pesquisa poderá fornecer aspectos que permitam a otimização da colheita, como a quantidade de salinidade e temperatura necessária para o microrganismo se desenvolver adequadamente. É oportuno mencionar que o projeto pode ser um dos primeiros trabalhos, no país, que trata de aspectos relacionados ao cultivo desta espécie e com foco também na produção de biocombustíveis.
Fonte: BCS Notícias