HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
10 jul 2017 - 07:26
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

México: Universitária vai investigar a produção de biodiesel por meio de microalgas

La Paz, Baja California Sur (BCS ) - Com o objetivo de oferecer novas alternativas para a produção de biodiesel, a estudante da Universidade Autônoma de Baja California Sur (UABCS) , Ana Lilia Perea Rojas, irá conduzir um projeto de pesquisa para analisar as propriedades das microalgas para a produção de biodiesel.

Nesse sentido, a universidade ressaltou que atualmente a obtenção de biocombustíveis a partir da agricultura e marinha é quase insustentável por se tratar de uma produção bastante cara, uma vez que exigem grandes quantidades de água para irrigar as culturas e os produtos necessários.

Vale ressaltar que o estudo será baseado em novas espécies que permitem a produção de biodiesel a um custo menor, considerando a microalga Schizochytrium sp , como uma opção favorável.

A  jovem pesquisadora informou que as espécies de microalgas podem alcançar seu tamanho máximo no prazo de 7 dias, além de que não precisarem de muita água ou grandes extensões de terra para o cultivo.



"Será um biocombustível extraído de produtos vegetais só que cultivados no mar. Em teoria, estima-se que 80% da matéria-prima, da microalga processada, seja formada de gordura que pode ser utilizada para produzir o biodiesel,"disse Rojas.

Finalmente, a pesquisa poderá fornecer aspectos que permitam a otimização da colheita, como a quantidade de salinidade e temperatura necessária para o microrganismo se desenvolver adequadamente. É oportuno mencionar que o projeto pode ser um dos primeiros trabalhos, no país, que trata de aspectos relacionados ao cultivo desta espécie e com foco também na produção de biocombustíveis.

Fonte: BCS Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO