HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
11 dez 2018 - 09:49
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Mato Grosso exportou 6,7% mais farelo de soja de janeiro a novembro

De acordo com o Imea, movimento foi estimulado por maior demanda e pela quebra de safra da Argentina


As exportações de farelo de soja de Mato Grosso somaram 5,26 milhões de toneladas de janeiro a novembro deste ano, volume 6,74% maior que o registrado no mesmo período no ano passado. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado foi favorecida pela demanda maior pelo produto e pela quebra da safra da Argentina.

'Para os próximos anos, a demanda por soja para esmagamento e produção de biodiesel tende a continuar fortalecendo a oferta de farelo no Estado, e este mercado possui uma grande importância, visto que a demanda interna tem dificuldade em absorver toda a produção', avaliam os técnicos do Instituto, em boletim semanal divulgado nesta segunda-feira (10/12).

Desde 2010, quando os embarques foram de 4,43 milhões de toneladas, o crescimento das vendas externas desse subproduto da soja a partir de Mato Grosso cresceu 18,73% considerando intervalos de janeiro a novembro (veja gráfico abaixo). 'Mato Grosso, além de ser um grande exportador de soja em grão, é um grande esmagador de soja e, consequentemente, apresenta uma significativa produção de subprodutos, dentre eles, farelo', afirma o Imea, no boletim.

Em relação ao grão, a última semana foi de queda de 0,21% na cotação no Estado. De acordo com o Imea, uma saca de 60 quilos valia, em média R$ 65,66. A baixa é explicada pela desvalorização do dólar e dos prêmios pagos nos terminais portuários, fatores importantes para a formação do preço da soja. Ainda assim, o valor é maior que o registrado no mesmo período em 2017.

'Com a intervenção do Banco Central e as movimentações no cenário político externo, a taxa de câmbio teve um recuo de 0,21% quando comparada à da semana anterior', informa o boletim.

Com a safra já plantada e o início da colheita cada vez mais próximo, a venda da produção avança. A soja da safra 2017/2018 estava 98,7% comprometida até novembro, estima o Instituto, um progresso de 1,87 ponto percentual em relação a outubro. Nessa mesma época na safra passada, o nível de soja contratada estava em 97,5% do total.

A comercialização antecipada da safra nova também está mais adiantada na comparação com uma ano atrás, mostram os números do Imea. Até novembro, os sojicultores mato-grossenses haviam comercializado 41,33% da sua produção. No mesmo período em 2017, a proporção estava em 38,62%.

'Este progresso para ambas as safras no período é reflexo da aproximação da colheita da nova safra, seja para liberar espaço nos armazéns, quanto para a garantia de preços', diz o Imea.
grafico-exportacao-farelo-mt (Foto: Imea)


Fonte: Globo Rural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO