O governo da Malásia confirmou à imprensa que vai iniciar a implementação do B10 a partir de 01 dezembro. O processo implementação da nova mistura entre biodiesel e óleo diesel será gradual atingindo 100% do mercado apenas em fevereiro do ano que vem.
'As empresas de petróleo terão dois meses para fazer a mudança do B7 para o B10 antes dela se tornar obrigatória em primeiro de fevereiro', disse à Reuters a ministra das Indústrias Primárias, Teresa Kok.
A nova mistura será exigida no setor de transportes. Para aplicações industriais a mistura obrigatória será de B7 e passará a valer em julho do ano que vem.
A expectativa do governo malaio é que o mandato absorva cerca de 761 mil toneladas de óleo de palma. O país é o segundo maior fornecedor global desta commodity - com produção pouco maior que 19,5 milhões de toneladas na temporada agrícola 2017/18 - que vem enfrentando condições de mercado bastante adversas ao longo do ano.
Os preços relativamente baixos do óleo de palma são vistos como uma oportunidade. 'Com os atuais preços do óleo de palma, agora é a hora certa para expandir nosso programa de biodiesel', disse a ministra.
O aumento da mistura ajudaria a reduzir os estoques e dar sustentação às cotações do produto.
Tentativas
Essa não seria a primeira vez que o governo de Kuala Lumpur faz um anúncio desse tipo.
O asiático passou a adicionar 7% de biodiesel ao diesel fóssil no final de 2014. Desde então, já anunciou várias vezes que caminharia rumo ao 10% apenas para voltar atrás em função da oposição das montadoras e da queda nos preços do petróleo.
Fonte:
BiodieselBR