HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
15 mar 2019 - 09:22
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Inteligência artificial está fortemente ligada à sustentabilidade

Ricardo Abramovay participa da coluna 'Sustentáculos' e antecipa pontos da palestra que proferirá, no dia 19 de março, no IEE da USP

O colunista José Eli da Veiga e o professor Ricardo Abramovay estão participando da 2ª Série Procam Novas Veredas da Sustentabilidade, que acontece até o dia 9 de abril, no auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. A convite do colunista, Abramovay nos dá uma introdução sobre o tema que abordará em sua exposição da próxima terça-feira (19), a partir das 15 horas: a inteligência artificial.

Para Ricardo Abramovay, a inteligência artificial tem tudo a ver com a série Veredas da Sustentabilidade. Segundo ele, a resolução de nossos grandes problemas socioambientais passa por desenvolvimentos tecnológicos, na área de energia e gestão de materiais, que supõem dispositivos digitais e inteligentes. Além disso, ele cita uma razão ainda mais importante, resumida pelo Centro de Estudos de Riscos Globais da Universidade de Oxford, no Reino Unido. 'Segundo os especialistas, temos hoje três riscos globais: a guerra nuclear, os riscos do aquecimento global e aqueles ligados à própria inteligência artificial', aponta Abramovay.

A inteligência artificial é, em muitos casos, segundo o professor, benéfica à sociedade. 'Ela permite melhorar a gestão do trânsito, da segurança urbana e que se avance na área de energia', descreve, ressaltando que 'não daria para ter energia solar descentralizada se não houvesse uma coordenação inteligente para a qual a inteligência artificial contribui imensamente.' No entanto, Abramovay lembra que a inteligência artificial está baseada no que as máquinas e algoritmos conseguem captar dos dados que nós fornecemos. 'Há uma ligação forte entre a inteligência artificial e a sociedade da vigilância, o que é extremamente preocupante', pondera.

Fonte: Jornal da USP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO