O Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia planeja expandir o uso de biodiesel para 3,5 milhões de quilolitros por ano, encorajando o setor de mineração e a estatal KAI, responsável pela gestão ferroviária no país, a usar o biocombustível.
"Apresentamos o plano de utilização do biodiesel para a estatal de ferrovias PT Kereta Api, e esperamos que o mesmo seja bem recebido", disse a diretora geral do ministério, Rida Mulyana, em Jacarta, depois de participar de uma reunião no Escritório de Coordenação do Ministro da Economia, como relatado por
kontan.co.id .
Atualmente, o biodiesel tem sido utilizado apenas por veículos motorizados. Contudo, o governo tem realizado testes com B5 ou 5% do "combustível verde" em locomotivas responsáveis pelo transporte ferroviário de cargas e passageiros no país.
Outro setor que será incentivado a utilizar o produto é o de mineração, particularmente para abastecer equipamentos pesados ??em locais de extração. Segundo Mulyana, o governo iniciou conversas com empresas do setor sobre a possível conversão para abastecimento com biodiesel.
"A estimativa é que o setor de mineração deva absorver 90%, ou cerca de 400.000 kilolitros de biodiesel adicional, enquanto os 10% restantes serão usados ??por locomotivas operadas pela KAI. Enquanto locomotivas usariam B5, o equipamento pesado do setor de mineração usaria B10 ou 10% de biodiesel", acrescentou Mulyana.
Como o maior produtor de óleo de palma, a Indonésia precisa expandir o mercado doméstico para a commoditie, já que os mercados tradicionais do país, como a União Européia, planejam limitar a importação do combustível para o bloco.
A publicação original você confere
aqui.
Fonte: The Jakarta Post