HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
11 abr 2017 - 13:10
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Indonésia e Malásia lançam esforços para reverter resolução da UE sobre o óleo de palma

JAKARTA (Reuters) - Com o objetivo de impedir a implementação de um apelo parlamentar europeu, para reduzir a importação de óleo de palma, a Indonésia e a Malásia devem enviar uma missão conjunta para dialogar com autoridades do bloco no próximo mês. A afirmação foi feita por autoridades dos dois países nesta terça-feira (11).


Uma resolução aprovada pelos eurodeputados na semana passada pede que a UE elimine, até 2020, o uso de óleos vegetais, usados para biodiesel, produzidos de forma insustentável e que ajudem a provocar o desmatamento. A resolução inclui óleo de palma, uma importante commoditie para a Indonésia e Malásia.


"Faremos tudo o que pudermos para convencer o Parlamento Europeu e os países europeus a não implementar tal resolução.Não queremos pensar no meio termo ainda, por isso vamos negociar com toda a força", ressaltou Darmin Nasution, Ministro da Indonésia.


A moção do Parlamento Europeu apela para que um único esquema de certificação, o Certified Sustainable Palm Oil (CSPO), seja implementado para garantir que as exportações do óleo vegetal com destino a Europa sejam processadas de forma ambientalmente sustentável.


"A missão conjunta visa transmitir a perspectiva dos produtores de óleo de palma, especialmente para o Parlamento Europeu, que o que se tem dito sobre o óleo de palma produzido nos países não é verdade", disse Nasution, enfatizando que tal resolução tem cunho discriminatório.


O Ministro das Indústrias e Plantação da Malásia, Mah Siew Keong, que se reuniu com Nasution em Jacarta, disse que a resolução européia é injusta e pode prejudicar o sustento de muitos pequenos agricultores na Malásia.


A Indonésia tem sido criticada por grupos ambientalistas por sua política florestal e por não conseguir parar a poluição, que envolve grande parte da região a cada ano, devido à queima de florestas para "limpar" a terra para a produção do óleo de palma.


Nasution argumenta que o óleo de palma é uma cultura altamente produtiva que usa menos terra do que os óleos vegetais rivais, como o óleo de soja, por exemplo.


A Indonésia e a Malásia são os principais produtores mundiais de óleo de palma, representando cerca de 85 por cento da produção global. Já a UE é o segundo maior importador  depois da Índia.


Ano passado, de acordo com dados da Associação Indonésia de Óleo de Palma (Gapki), a Indonésia exportou 4,37 milhões de toneladas do insumo para países do bloco. No mesmo período, a Malásia exportou cerca de 2,06 milhões de toneladas.


Clique aqui para acessar o original da reportagem.


Fonte: Reuters - Reportagem de Fransiska Nangoy, Reportagem adicional de Emily Chow em KUALA LUMPUR, Edição de Richard Pullin.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO