HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 jun 2017 - 09:03
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Grupo de 45 prefeitos pede esforço do G20 para o clima



Prefeitos de 45 metrópoles do Grupo C40 de Liderança Climática, a principal rede mundial de cidades que analisa questões climáticas, querem a manutenção dos compromissos de combate ao aquecimento global acertados no Acordo de Paris, apesar da desistência dos Estados Unidos. O pedido é reiterado em uma carta aberta aos líderes do G20, que se reúnem no início de julho na Alemanha. O texto é publicado nesta segunda-feira (26) pela imprensa internacional.




Três prefeitos brasileiros - do Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador - assinam a carta, ao lado de colegas de Paris, Washington, Tóquio e Vancouver, entre outros.

A iniciativa partiu de 300 cidades americanas indignadas com a decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. Na carta endereçada aos outros líderes do G20, eles prefeitos reafirmam o compromisso com as metas negociadas e lembram que um grande número de municípios americanos, além de universidades e empresas, manterão ações para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Esse grupo trabalha agora na chamada "Promessa americana", um esforço sem precedentes para consolidar a redução de gases poluentes.

A carta faz um apelo para que investidores privados e fundações se mobilizem ao lado dos poderes municipais, a fim de facilitar a transição energética para uma economia de baixo carbono. Contrariamente ao que diz o presidente americano, a substituição gradual dos combustíveis fósseis traz ótimas oportunidades econômicas, na avaliação dos prefeitos.

Investimentos na economia de baixo carbono

Estudos demonstram que cidades que apostarem no transporte público de massa nos próximos 15 anos poderão economizar US$ 3 trilhões em investimentos de infraestrutura. Os prefeitos pedem aos líderes do G20 que garantam aos municípios os repasses de fundos internacionais e de bancos de investimento para que possam realizar os projetos necessários na área.

O grupo C40 é considerado o maior do mundo em sua categoria. A rede reúne ao todo 91 municípios, que representam 650 milhões de habitantes e são responsáveis por 70% das emissões de gases do efeito estufa.

Assinam a carta publicada no jornal francês Les Echos a socialista Anne Hidalgo, prefeita de Paris, e 44 colegas. Nos últimos dez anos, a prefeitura da capital francesa tem multiplicado as iniciativas para tirar carros das ruas e fazer de Paris uma cidade mais saudável para se viver.

Fonte: rfi

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO