HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 set 2017 - 04:43
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Green Move Festival propõe ação sustentável a escolas do DF

Evento premiará instituições de ensino que coletarem a maior quantidade de óleo de cozinha usado. Inscrições estão abertas até 16 de setembro


ação Escolas Green, promovida pelo Green Move Festival, premiará colégios do Distrito Federal por ação sustentável. Serão destinados R$ 5 mil para as três instituições de ensino que arrecadarem a maior quantidade de óleo de cozinha usado até 22 de setembro.

O material será doado para produção de sabão artesanal e biodiesel, por meio de parceria com o projeto Fábrica Escola de Sabão, do colégio Sagrado Coração de Maria.

Além do valor em dinheiro, os ganhadores terão direito a 20 acessos para área em frente ao palco nos shows do festival, em 7 de outubro, no Museu Nacional. As escolas que ficarem em quarto, quinto e sexto lugares ganharão 50 ingressos para o evento cada uma.

As instituições interessadas deverão enviar um e-mail até 16 de setembro para escolas@greenmovefestival.com.br com os seguintes dados:

  • Nome da escola

  • Endereço

  • Número de estudantes que a unidade atende

  • Telefones de contato e nomes dos responsáveis pelas atividades no colégio


De 19 a 23 de setembro, os inscritos terão de enviar relatório com as informações de quantas garrafas de óleo foram recolhidas, as fotos do material e a descrição do processo adotado pela escola na ação Escola Green.

Na edição de 2016, cerca de 40 mil crianças foram mobilizadas com a iniciativa, além de famílias e estabelecimentos comerciais. A Escola Classe 15 de Ceilândia ficou em primeiro lugar, com 918 litros de óleo. Já o Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia e o Centro Educacional 2 do Cruzeiro ficaram em segundo e terceiro lugar.

A atividade visa conscientizar a população para o descarte consciente do material. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), 1 litro de óleo descartado na pia polui cerca de 200 litros de água. Quando em contato com rios e mares, o material prejudica a oxigenação do ambiente e afeta a biodiversidade.

Jogar o material no solo também pode contaminar o lençol freático e comprometer a qualidade da água no Distrito Federal. Para amenizar os danos, a Caesb mantém postos de descarte pelo Projeto Biguá. O óleo coletado é destinado a arranjos produtivos locais (APLs), organizados para produção de biodiesel a ser utilizado em frota própria e de terceiros.

Mutirão de plantio no Green Move


Em 30 de setembro, o Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek ganhará novas árvores nativas do Cerrado. A atividade também faz parte do conjunto de ações sustentáveis do evento.

Com apoio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), serão distribuídas mil mudas para um plantio coletivo no bosque Green Move, perto do Estacionamento 4. Quem participar da ação ganhará um ingresso para a área consciente em frente ao palco para os shows de 7 de outubro.

Festival consciente


O Green Move Festival ocorre anualmente em Brasília desde 2012. A proposta é promover debates e ações de sustentabilidade, além de shows musicais. Neste ano, o evento tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal.

Entre as atrações confirmadas para o show de 7 de outubro, estão o paulista Nando Reis, as bandas brasilienses Etno e Dona Cislene e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

 

Fonte: Agência Brasília
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO