O governo do Piauí pretende usar biodiesel fabricado em Teresina no abastecimento da frota de veículos oficiais do Estado e no metrô da capital. O assunto foi debatido em audiência, na tarde dessa sexta-feira (20), com membros do MP3 - Movimento Pela Paz na Periferia, ONG que atua no resgate de jovens e adolescentes em situação de risco social.
A ideia é trabalhar em conjunto com a instituição e em parceria com o laboratório da Universidade Federal do Piauí, o Instituto de Águas do Piauí e a Agespisa para produzir o combustível natural.
'Vamos evitar a degradação ambiental recolhendo esse óleo utilizado em restaurantes, hotéis e residências, impedindo que ele seja jogado pelo ralo, dificultando o tratamento do esgoto e poluindo os rios. A proposta é transformar o óleo comestível já utilizado em biodiesel. O Estado se compromete em adquirir esse combustível para uso no metrô e na nossa frota de veículos', explicou o governador Wellington Dias.
O governador garantiu ainda a liberação de recursos para a retomada do projeto Cine Periferia, iniciativa em que o MP3 leva cinema à comunidades com altos índices de criminalidade. A exibição de filmes nacionais é uma estratégia para atrair a atenção de jovens em situação de risco, apresentando-lhes outras atividades que a ONG oferece.
'Levamos o cinema às favelas e periferias e vamos ouvindo a comunidade. Através dos relatos a gente conhece aqueles que necessitam de ajuda e oferecemos nossos cursos de informática básica, robótica e metareciclagem. Temos inúmeros exemplos de jovens ressocializados' pontuou Ana Maria Pereira da Silva, presidente do MP3.
Inaugurado em 2004, o Movimento Pela Paz na Periferia atende a aproximadamente 1.000 jovens. A ONG não possui fonte de recursos e é mantida com a venda de produtos de informática produzidos a partir de lixo eletrônico doado. O MP3 fará uma parceria com a ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí para ampliar a captação desses materiais.
Na audiência o governo se comprometeu ainda em reestruturar a Unidade Escolar Residencial Esplanada, para a implantação do ensino profissionalizante voltado ao público em situação de risco social. A unidade fica numa área marcada pela ação de criminosos e pelo medo entre os moradores. O MP3 está implantando um ponto de atendimento na região. Foi autorizada a reforma da quadra de esportes, reparos na rede de energia e aquisição de equipamentos para a escola.
Fonte: Cidade Verde