HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 abr 2017 - 08:05
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Governo articula ações para Acordo de Paris

Órgãos federais se reúnem com o objetivo de integrar medidas para cumprimento das metas brasileiras de redução de emissões.


O governo federal deu mais um passo na construção da estratégia nacional de implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil ao Acordo de Paris, pacto para conter o aquecimento do planeta. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Grupo Executivo sobre Mudança do Clima (GEx) realizou nesta terça-feira (11/04) reunião para discutir ações com foco em garantir o alcance das metas brasileiras de corte de emissões.

Todos os órgãos federais ligados ao tema participaram do encontro. Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas do governo federal com potencial de contribuir para a elaboração da estratégia. 'O objetivo é articular todos os ministérios para apresentar a visão do governo sobre o tema', afirmou o secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero.

FORTALECIMENTO

A assessora técnica de Políticas em Mudança do Clima do MMA, Alexandra Maciel, destacou a importância do GEx para o fortalecimento do diálogo com os setores do governo envolvidos com e tema e lembrou que, no contexto do Acordo de Paris, o Brasil submeteu a visão de como contribuirá globalmente para a redução das emissões. 'Agora temos que discutir como vamos alcançar esses objetivos', explicou Alexandra.

Com o avanço dos trabalhos do GEx, um documento preliminar com a visão governamental sobre o tema será levado para discussão no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que representa a sociedade civil e também conduz reuniões periódicas sobre a construção da estratégia nacional de implementação da NDC.

O ACORDO DE PARIS

A Estratégia Nacional que está em construção será usada pelo Brasil para atingir o compromisso assumido no contexto do Acordo de Paris, um pacto em que cada país se compromete a fazer sua parte para frear o aquecimento do planeta. A meta de cada nação é chamada de NDC. Juntas, elas precisam conter a mudança do clima e os prejuízos associados como secas e enchentes.

Considerada uma das mais ambiciosas, a meta brasileira engloba todo o conjunto da economia. O objetivo é reduzir as emissões de carbono em 37% até 2025 com indicativo de cortar 43%, até 2030 - ambos em referência a 2005. Para isso, o país propõe, entre outras coisas, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e alcançar a participação estimada de 45% de energias renováveis na matriz energética.

Fonte: Assessoria Ministério do Meio Ambiente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO