HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
30 jun 2019 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

G20: Líderes dos Brics afirmam estar comprometidos com os objetivos do Acordo de Paris

Em nota conjunta divulgada na última sexta-feira (28), durante reunião das maiores economias do mundo, líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul mantiveram compromisso com as metas estabelecidas no pacto, que visam a manter o aquecimento global abaixo de 2ºC



Líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os chamados Brics, divulgaram, nesta sexta-feira (28), uma nota conjunta na qual se comprometem a implementar medidas para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris, que visam a manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC.






O anúncio foi feito durante o encontro do G20, no Japão, que reúne as maiores economias do mundo.





No documento, os países afirmam estar "comprometidos com a plena implementação do Acordo de Paris, incluindo os princípios das responsabilidades comuns mas diferenciadas, à luz das diferentes circunstâncias nacionais".





Os líderes reconhecem, ainda, a "importância de fontes variadas de energia e avanços tecnológicos para alcançar um futuro de baixa emissão [de gases estufa], como energia solar, bioenergia sustentável e gás natural no transporte".





Dizem, também, reafirmar o comprometimento com o desenvolvimento sustentável e pedem aos países desenvolvidos que forneçam apoio financeiro e tecnológico para auxiliar países em desenvolvimento a se adaptarem e mitigarem os efeitos das mudanças climáticas.





O Acordo de Paris, assinado em 2015, reiterou o combinado de que os países ricos deveriam garantir um financiamento de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 382 bilhões) por ano, até 2020, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento relacionadas às adaptações climáticas.






Formalização






Encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente francês Emmanuel Macron - Foto: TV Globo

Encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente francês Emmanuel Macron - Foto: TV Globo






A nota divulgada nesta sexta (28) ratifica a sinalização que o presidente Jair Bolsonaro deu ao líder francês, Emmanuel Macron, de que o Brasil permaneceria no Acordo de Paris.





Na quinta-feira (27), Macron havia dito que não assinaria nenhum acordo comercial com o Brasil se o país se retirasse do acordo climático, ameaçando colocar um entrave nos trabalhos das negociações comerciais entre a União Europeia e o Mercosul.





Durante a campanha eleitoral, no ano passado, Bolsonaro havia dito que, se eleito, poderia retirar o Brasil do Acordo de Paris. Em janeiro, o presidente afirmou que, por ora, o Brasil não iria deixar o acordo climático.






Confira outros pontos da declaração conjunta dos líderes dos Brics:







Líderes de China, Rússia, Brasil, Índia e África do Sul divulgaram, nesta sexta-feira (28), nota conjunta na qual se comprometem com os objetivos do Acordo de Paris, durante reunião do G20 no Japão. - Foto: Mikhail Klimentyev/AP


Líderes de China, Rússia, Brasil, Índia e África do Sul divulgaram, nesta sexta-feira (28), nota conjunta na qual se comprometem com os objetivos do Acordo de Paris, durante reunião do G20 no Japão. - Foto: Mikhail Klimentyev/AP








  • Os líderes se comprometem com um comércio internacional transparente, não discriminatório, aberto, livre e inclusivo;

  • Condenam os ataques terroristas, inclusive contra os países dos Brics, em todas as formas e manifestações, onde quer que sejam ou por quem quer que sejam cometidos;

  • Os países permanecem comprometidos com o combate à corrupçãoreconhecem que ela é um desafio global que pode afetar de forma negativa o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.




Por fim, elogiam o Brasil por "identificar o crescimento econômico para um futuro inovador" como o tema do ano de 2019, período em que o país é o líder temporário do grupo. O próximo encontro dos Brics será em novembro, em Brasília.


Fonte: G1




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO