HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
15 jul 2019 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Fumaça emitida por escapamentos de veículos pode poluir meio ambiente e fazer mal para a saúde

Cetesb é o órgão responsável por fiscalizar as emissões dos gases nos veículos. Em Itapetininga (SP), 23 motoristas foram autuados por irregularidades na última fiscalização realizada



Quase sete milhões de veículos são abastecidos com diesel apenas no estado de São Paulo, de acordo com um levantamento feito pelo Detran. No entanto, a fumaça emitida pelos escapamentos de caminhões, por exemplo, pode poluir o meio ambiente e também fazer mal para a saúde.






Segundo Frederico César de Oliveira, que é dono de uma mecânica de caminhão, a fumaça é a queima do combustível, que é comum em veículos antigos.





"Mas a fumaça preta em excesso significa anomalia na parte da injeção, alimentação do veículo. É preciso procurar uma oficina especializada, onde vai ser feito o teste para encontrar a causa do problema", explica.








Fumaça emitida por escapamentos de veículos polui meio ambiente e fazer mal para a saúde


Fumaça emitida por escapamentos de veículos polui meio ambiente e fazer mal para a saúde





Monóxido de carbono e hidrocarbonetos são algumas das substâncias presentes na fumaça, que podem agravar problemas respiratórios.

"Problemas respiratórios, principalmente pessoas que já têm bronquite, asma, sinusite, rinite, asma. Nosso organismo não foi projetado para vivermos na poluição, em meio aos gases que hoje respiramos no dia a dia", afirma o pneumologista Vidal José de Camargo Barros.





Fumaça emitida por veículos movidos a diesel podem poluir meio ambiente - Foto: Reprodução/TV TEMFumaça emitida por veículos movidos a diesel podem poluir meio ambiente - Foto: Reprodução/TV TEM

Fumaça emitida por veículos movidos a diesel podem poluir meio ambiente - Foto: Reprodução/TV TEM






Veículos fabricados a partir de 2012 têm um dispositivo que diminui a emissão das substâncias e do escapamento sai apenas vapor se a mecânica estiver em dia.





A Cetesb é o órgão responsável por fiscalizar as emissões dos gases nos veículos. A última operação foi feita em rodovias de todo o estado para verificar a quantidade de fumaça expelida pelos veículos antigos movidos a diesel.





"A gente fica situado em uma posição estratégica na rodovia, onde o técnico utiliza uma escala e o caminhão precisa estar em uma velocidade constante e conseguimos fazer a constatação", diz Carlos Henrique Lopes, analista de educação ambiental.





Em Itapetininga (SP), na última fiscalização, 23 motoristas foram autuados em R$ 1,5 mil. Mas em todo o estado foram registados 1,1 mil veículos irregulares.





"A penalidade não pontua na carteira de motorista, mas é uma multa ambiental. Mas, no momento do licenciamento, precisa estar em ordem com a companhia ambiental."


Fonte: G1




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO