HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 jun 2019 - 09:22
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Foto feita por cientista oferece imagem dramática de degelo no Ártico

Uma foto divulgada nas redes sociais por um cientista dinamarquês retrata o processo de derretimento de geleiras no Ártico, que pesquisadores atribuem ao aquecimento global




A imagem, capturada em um fiorde no norte da Groenlândia, mostra cães puxando um trenó sobre o que deveria ser uma superfície de gelo. Mas ela está coberta por uma camada de água que derreteu, dificultando a locomoção. O derretimento das geleiras pode elevar o nível dos oceanos, com consequências catastróficas em várias partes do planeta.












Rasmus Tonboe, colega de Olsen, explicou, também na rede social, por que a água derretida não foi drenada, o que ocorre usualmente: "O derretimento rápido e o gelo marinho com baixa permeabilidade e poucas rachaduras levam a água derretida a ficar sobre a superfície".










Para circular no local, achando caminhos com gelo firme, os cientistas disseram que estão recorrendo ao conhecimento tradicional de caçadores, além de usarem imagens de satélite.









Segundo o Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos Estados Unidos, a Groenlândia passa por uma primavera de derretimento muito fora do usual. Na quinta-feira passada, teria ocorrido a perda de 2 bilhões de toneladas de gelo.




A equipe dinamarquesa está em uma expedição para buscar equipamentos. Na região, a melhor forma de transporte são os trenós puxados por cães. Na semana anterior à foto, no entanto, houve um aquecimento incomum. Chegou a fazer 17,3ºC, o que é uma temperatura elevada para o norte da Groenlândia até mesmo no verão. Olsen registrou que a foto foi feita em um dia "incomum" e que tem um significado "mais simbólico do que científico".




Fonte: Gauchazh

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO