HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
18 abr 2017 - 08:24
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Estudiosos: Manaus precisa de políticas preparatórias para as mudanças climáticas

Pesquisadores apontam que a cidade e seus habitantes teriam dificuldades de se adaptar ao aumento de até 5ºC na temperatura até o fim do século e alertam o poder público


Preocupado com a falta de políticas públicas adotadas pelos governos estadual e municipal no combate aos efeitos nocivos das mudanças climáticas em Manaus, um grupo de pesquisadores do projeto 'Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa', o  (CiAdapta), apresentou nesta segunda-feira (17) os riscos de vulnerabilidade social a que moradores da capital poderão passar até o fim do século, caso os órgãos envolvidos com as causas ambientais não priorizem políticas nesse sentido. Os pesquisadores apontam que a cidade e seus habitantes teriam dificuldades de se adaptar ao aumento de até 5ºC da temperatura e enfrentariam transtornos.

As preocupações foram expressadas durante o workshop 'Mudanças Climáticas e o Processo Decisório em Manaus', que ocorreu na sala de estudos do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Setor Norte do Campus Universitário, na Zona Leste de Manaus.

Manaus foi a segunda cidade de um total de seis prevista a receber o evento. Além de reforçar os dados da previsão de variação climática até o fim de século, o workshop apresenta orientações ao poder público e busca conhecer as estratégias governamentais desenvolvidas para amenizar os impactos dessa mudança climática.

O projeto é embasado no Índice de Vulnerabilidade Socioclimático (IVSC), resultado de uma pesquisa do físico e doutor em meteorologia Roger Rodrigues Torres, também atuante no desenvolvimento do CiAdapta. 'O índice nos serve como uma ferramenta importante para repensar as políticas da cidade e do planejamento estratégico, tanto do ponto de vista federal quanto local. No caso de Manaus, vemos uma variável de 2 graus Celsius até 5', disse.

Continue lendo aqui.

 

 

Fonte: A Crítica
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO